Da China antiga aos Estados Unidos hoje – a planificação do mundo

Boa noite a todos!

Estive pensando seriamente em três nomes de livros cuja leitura fosse fundamental, algo que realmente impulsionasse a gente, mas sem aquele “estilo auto-ajuda”.

Os dois primeiros que eu pensei em indicar são “A Arte da Guerra”, por Sun Tzu, e “O Mundo é Plano”, por Thomas Friedmann.

O primeiro, li por espontânea vontade, após ouvir alguns comentários sobre o mesmo e fazer uma rápida avaliação sobre o livro em uma livraria.

O segundo, li como atividade de um grupo de estudos formado pelo prof. Dr. Henrique Nou Schneider.

A princípio, aparentam ser bastante antagônicos: o primeiro aborda táticas de guerra empregadas há alguns milhares de anos atrás; já o segundo fala sobre o intenso processo de globalização.

O que gostaria de apontar é que, no fundo, não importa se você vive na China antiga ou nos Estados Unidos contemporâneo – você precisa correr, preparar-se, saber competir.

A humanidade desde que começou a sua vida em comunidade busca facilitar o desenvolvimento de diversas atividades (alimentação, educação, saúde, transporte e comunicação, dentre outras) e foi essa necessidade constante que levou tanto às guerras que ensinaram Sun Tzu, quanto à planificação do mundo, assistida por Friedman.

A leitura de “A Arte da Guerra” mostrou-me a importância saber “analisar o terreno”, “estudar o inimigo” e “auto-conhecer-me”. A leitura de “O Mundo é Plano” contempla o mundo de hoje – globalizado, com seus problemas e anseios.

Antigo ou moderno, chinês ou americano, o que importa é que muito temos a aprender com estas obras e não podemos esquecer de o mais importante: a preservação de valores. Competir não quer dizer ser desleal. É preciso ser competitivo no mundo de hoje, mas não um traidor.

Bem, é isso : de três livros, aí estão dois que sugiro fortemente. Minha terceira sugestão seria “Quem Mexeu no Meu Queijo?”, já que recebo muito boas indicações dele, mas infelizmente ainda não o li. Mas fica aí a sugestão!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *