A Arte da Guerra – De Sun Tzu (Resenha)

O livro “A Arte da Guerra – Por Uma Estratégia Perfeita” de Sun Tzu pode ser descrito não somente como uma máxima em estratégias de combate, mas também como especialista e orientadora em qualquer campo em que a vitória a ser conquistada se deve por meio do confronto com outros, e como nós sabemos, enfrentamos muitas competições em nosso dia-a-dia, tanto em nossos círculos profissionais como sociais.

A Arte da Guerra
Clique aqui para saber como adquiri-lo

Sun Tzu foi um grande general chinês do século IV a.C. e deixou como legado à humanidade o livro “A Arte da Guerra”, um verdadeiro tratado sobre as diversas formas de se obter êxito em empreendimentos arriscados.

O livro nos demonstra a necessidade de observar cinco fatores de extrema importância na guerra:

  • A influência moral – harmonia entre o povo e seus líderes;
  • Tempo – condições climáticas;
  • Terreno – conhecimento do terreno, distâncias e seu relevo;
  • Comando – o líder deve demonstrar sabedoria, sinceridade, humanidade, coragem e severidade;
  • Disciplina – respeito à hierarquia e às ordens.

Destaca-se também a importância de ações furtivas, rápidas e dissimuladas (fingir fraqueza quando forte, por exemplo).

Segundo o próprio autor a melhor coisa a se fazer antes de partir para a guerra é atacar a estratégia inimiga, romper suas alianças e por fim atacar o seu exército, evitando atacar as cidades.

“A Arte da Guerra” ensina como vencer o inimigo sem um confronto que leve à morte de grandes contingentes de tropas: inquietando o inimigo, usando agentes para obter informações inimigas e preparando emboscadas.

O livro dá ênfase também a como deve ser feita a ocupação do terreno e como reagir a cada tipo de terreno e distância em que se encontra o inimigo.

Por fim, o livro deixa a todos como recado a frase romana “si vis pacen parabellun” (se queres a paz, prepare-se para a guerra), que nos aponta a importância de sempre usarmos características competitivas mesmo que nosso objetivo não seja a eliminação ou supressão de um concorrente.

Bem, espero em um momento mais oportuno trazer aqui a análise crítica do livro, ok? 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *