Como criar o seu próprio blog

Olá! Então você está interessado em criar um blog?

Legal! Sobre o que será seu blog?

Diferentemente do que ocorreu há uns quatro anos atrás, quando blog era sinônimo de diário de adolescente, vivia lotado de inutilidades, fatos do dia-a-dia e fotos do autor em inusitados momentos, hoje blogs são considerados meios de comunicação mais personalizados que aqueles oferecidos pela mídia tradicional, como a TV e o rádio, por exemplo.

Por meio de blogs, a informação navega de forma rápida, trazendo a opinião de vários “especialistas”.

Se eu quero ler sobre marketing de busca, por exemplo, com certeza vou encontrar um blog especializado no assunto. Se eu quero ler sobre ciência e tecnologia (outro exemplo), eu posso procurar o blog do Giga Mundo, não?

E como você está interessado em criar um blog, esteja atento a algumas observações:

  • A tecnologia pode até acrescer vantagens e desvantagens, mas, no fim, é você quem vai atualizar, escrever, publicar, moderar e divulgar. Em outras palavras, é você quem faz a diferença;
  • Atualizações freqüentes e em linguagem agradável garantem que o leitor, atraído pelo conteúdo, voltará;
  • Persistência é a chave para o sucesso de qualquer empreitada. Mesmo que seu blog seja somente um hobby, é necessário que você seja persistente. Muitas pessoas começam a escrever excelentes blogs, mas, no meio da jornadam, desistem. Infelizmente a Internet parece um cemitério de blogs e sites que tinham tudo para serem excelentes, mas que foram abandonados ao longo do percursos;
  • Escreva sobre aquilo que você faz ou gosta. Às vezes alguém pode querer escrever para o seu blog pensando que ganhará muito dinheiro. Não se engane com as histórias de “jovens que ficaram milionários da noite para o dia com a Internet”, pois os únicos que ganham dinheiro com isso são jornais e revistas que vendem tais edições aos leitores crédulos”. Sendo assim, escreva sobre algo que lhe agrade e conheça. O leitor quer “ouvir a palavra de um especialista”. Gosta de automóveis? Que tal um blog sobre automobilismo? Não perde uma partida de futebol? Um blog sobre esportes pode ser “a sua cara”.

Após decidr sobre o que seu blog tratará, você terá várias opções para a criação de seu blog. Duas opções bastante conhecidas são o Blogger (antigo Blogspot, comprado pelo Google) e o WordPress.

No caso da primeira opção, você terá que acessar o site http://www.blogger.com, criar uma conta (ou usar a conta associada ao seu gmail) e então criar um novo blog, especificando um título, nome para endereço (url), áreas de interesse, etc. Seu blog poderá ser acessado como http://.blogspot.com ou http://.blogger.com. Meu antigo blog, por exemplo, está disponível em http://gamedevblog.blogspot.com.

Já quanto à segunda opção (o sistema WordPress), você pode adotá-la de várias formas diferentes. Uma delas é criando seu blog no domínio http://www.wordpress.com , e você terá um blog cujo url será http://.wordpress.com .

A segunda possibilidade é a instalação do sistema WordPress (que é gratuito e open source) em seu próprio domínio. A instalação não é complicada e, se preferir, você pode escolher um servidor de hospedagem que facilite ainda mais essa tarefa. Meu blog é hospedado na DreamHost, por exemplo, que oferece a instalação do WordPress no modo “one-click install”, bem fácil e rápido.

Pelas últimas palavras, já dá para perceber que, além de escolher o sistema a usar, você poderá precisar adquirir uma hospedagem e domínio. No caso do Blogger ou de criarmos nos WordPress,com, você terá a hospedagem e domínio (na verdade, um subdomínio). Mais você pode querer comprar seu espaço para ter maior flexibilidade possível: foi o que eu fiz. 🙂 Posso subir qualquer arquivo pelo meu FTP, mudar o template, alterar os menus à vontade, etc.

Após criar, você vai estar com uma página inicial vazia (ou contendo uma mensagem de boas vindas automática).

Aconselho primeiro criar uma mensagem de boas vindas decente, falando sobre o que o blog falará. Além disso, crie ao menos dois ou três tópicos sobre temas interessantes.

Se for ter categorias, crie-as imediatamente. Mude um pouco a “cara default” com que o blog foi criado e, aos poucos, deixe-o cada vez mais parecido com o que você quer.

Pronto! Agora sim você pode enviar emails aos seus amigos e parentes falando do seu novo blog! 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *