Como vai a sua marca? Trabalhando sua imagem profissional

Uma boa noite a todos!

Como vai você em sua empresa? Como todos os vêem? Você é realmente encarado como um profissional de sucesso?

Se sim, que ótimo! Mas se você achou estranhas essas indagações, se você acredita que só precisa “acordar todos os dias e trabalhar suas oito horas”, você está muito enganado, meu caro, e até me admiro de você ainda estar empregado!

O profissional de hoje quando cuida de sua imagem sempre possui seu lugar no mercado: é aquela pessoa procurada por todas as empresas, atua em diversos projetos e ainda consegue tempo para atualizar-se (e muito!).

Já o profissional que se esquece de promover sua imagem profissional é aquele que ninguém lembra que ele está lá, último a ser escolhido para atuar nos projetos ou quando vai sair alguma promoção.

Mas por que será que é tão importante trabalhar sua imagem, seu marketing profissional? Que “marca” é essa que nós profissionais precisamos criar de nós mesmos?

Criar uma imagem não quer dizer que você precisa mentir sobre si mesmo, pelo contrário, mentiras somente criam um falso reflexo que será facilmente desfeito na primeira oportunidade.

Criar uma imagem profissional, trabalhar o seu “marketing pessoal”, trata-se de você desenvolver atividades e ações que possam ajudá-lo de alguma forma a galgar melhores posições no mercado, e isso independe de você ser um empregado, um profissional autônomo ou um empresário de uma grande multinacional.

Claro, cada caso é um caso, mas podemos definir algumas coisas que você pode fazer para ser um melhor profissional:

Preocupe-se desde já com a sua vida profissional

Um grande erro que muitas pessoas cometem é pensar que podem adiar para amanhã ou depois para se preocupar com a sua vida pessoal. Quantos estudantes em universidades não estão lá simplesmente querendo concluir seu curso, sem ao menos cogitar em que área pretendem seguir?

“Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje”. Eu mesmo poderia ter me preparado melhor para o hoje se eu tivesse isso em mente mais cedo ainda. Como diria o velho fazendeiro preguiçoso e arrependido: “Hoje eu poderia estar a colher mais frutos, em vez de ficar mais tempo plantando”. 🙂

Networking

Este é um termo que cada vez mais vem sendo empregado a fim de designar a rede de contatos que você mantém com outras pessoas com quem você compartilha algum interesse. Pode ser uma rede para estudos, uma rede de colegas da mesma área de trabalho, enfim, é uma rede que visa a troca de informações sobre algo ou mesmo a promoção de seus participantes.

Lembra-se que alguns anos atrás falava-se muito em QI, o famoso “Quem Indique”?

Pois é, antes usado como forma pejorativa, hoje é encarada de forma positiva essa formação de contatos, essa rede de profissionais, principalmente aqueles que realmente possuem algo a lhe oferecer.

Se você quer alcançar algum objetivo profissional, lembre-se sempre que a caminhada é árdua e, com amigos, ela pode ser um pouco mais fácil.

Mas… onde ir atrás dessas pessoas para constituir essa rede, essa network?

Bem, você encontrará excelentes profissionais nos mais diversos lugares: em sua empresa (ou mesmo na empresa de concorrentes), em cursos, em palestras, em congressos, em encontros de sua área, etc. Na verdade, até a Internet está aí para lhe ajudar nessa tarefa. 🙂

Busque aperfeiçoamento

Seis meses. Este é o tempo máximo que um bom profissional pode levar para aperfeiçoar seus conhecimentos em algo. Em outras palavras: ao menos duas vezes por ano você deveria buscar algum tipo de aperfeiçoamento.

Mas, o que melhorar? Bem, depende de o que está mais deficiente em sua vida profissional. Abaixo, algumas sugestões:

  • Estudo de línguas – você pode melhorar a sua capacidade de compreensão, escrita e pronúncia em língua inglesa, na sua própria língua ou alguma outra língua estrangeira de seu interesse e que possa agregar algum valor em sua profissão;
  • Desenvolver suas capacidades de liderança, de resolver problemas, trabalho em equipe, relacionamento com o cliente, de comunicação, ética no trabalho, bem como em outras atividades;
  • Fazer leituras mesmo que rápidas sobre outras áreas, como finanças (aqui, vou indicar toda a nossa categoria finanças 🙂 ), marketing, técnicas de vendas, etc.

Procure novas ferramentas de trabalho

Busque aprender sobre novas metodologias que você possa empregar em seu trabalho, novos softwares que você possa empregar em seu dia-a-dia, enfim, encontre meios que possam tornar sua tarefa mais fácil e agradável. Para que desgastar-se muito quando você pode fazer melhor e mais rápido?

Para este fim, selecionei alguns textos que acredito podem lhe ajudar a compreender um pouco mais sobre este assunto:

A tecnologia em nossas vidas

Como os blogs revolucionaram a Internet (contém links para textos sobre comunicação e web2.0 😀 )

A mão-de-obra criativa

E para quem está começando ou buscando uma nova carreira…

Procure mais sobre como participar de uma entrevista de emprego, como melhor estruturar seu currículo e outras coisas mais. 🙂

Bem, em outra hora falaremos mais sobre este assunto, por agora, espero ter feito uma boa introdução sobre o assunto: agora é a sua vez, vai lá e põe em prática. 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *