Oportunidades de Negócios na Era da Internet

Boa noite, pessoal?

Vocês se lembram de quando falamos sobre oportunidades de negócios pela primeira vez aqui no Giga Mundo?

Pois então, mais uma vez é chegada a hora de pensarmos em como podemos aplicar nosso tempo em nosso favor em novas oportunidades e precisamos escolher em que tipo de negócios gostaríamos de atuar neste ano de 2008 (e daqui a pouco já é 2009! O tempo voa mesmo XD ).

Desta vez o enfoque é reunir informações necessárias sobre negócios voltados para a Era da Internet, fazendo assim uma análise dos benefícios que a globalização e o desenvolvimento tecnológico vêm trazendo no mundo todo.

Antes de mais nada, gostaria de lembrar que estes não se tratam de os únicos cinco ramos de atuação possíveis, muitos menos selecionei como sendo os melhores: selecionei como sendo, segundo a minha opinião, os mais viáveis, tanto a nível de custo para a criação quanto a nível de exigência de experiência, mão-de-obra, etc.

Educação à Distância

Elaborar cursos à distância hoje tem se tornado cada vez mais fácil. O fato de tornar o seu curso mais acessível (qualquer pessoa pode inscrever-se em seu curso pela Internet e participar do mesmo por meio desta) ajuda e muito, além de haver vários sistemas para gerenciamento de cursos online.

Eu, por exemplo, tenho um site focado em cursos sobre desenvolvimento de jogos, o Instituto dos Jogos. O mesmo foi desenvolvido utilizando o sistema Moodle, um sistema para gerenciamento de cursos online opensource.

A escolha por esse sistema foi principalmente por indicação de um amigo meu, o Luciano Augusto, que o emprega em seu site.

Prestação de Serviços em TI

Antigamente, era comum chamarmos essas atividades como pessoa física de “bico”, hoje, os nomes são melhores: prestação de serviços e freelance são algumas das denominações.

Indico aqui a prestação de serviços na área de TI (Tecnologia da Informação) por ser uma área muito ligada à computação e Internet. Você pode prestar serviços na área de TI (ou de telecomunicações, ou atuar em call centers) de diversas formas, inclusive de sua casa.

Aliás, uma das maiores vantagens que há na prestação de serviços como home office é você não precisar de afastar muito de casa para ir trabalhar. A coisa ruim é que os problemas de casa podem afetá-lo diretamente.

Desenvolvimento de Sistemas

Como profissional na área de desenvolvimento de sistemas, posso dizer que a área só tem a crescer e muito se tem a ganhar nesta área quem investir nela. Eu acredito que ela possa ter um bom retorno com pouco equipamento e baixo capital inicial. Claro, vem o problema da legalização de suas ferramentas, daí é saber procurar utilizar ferramentas que possuam melhor custo-benefício.

Administração de Site/Blog sobre um tema específico

Outro nicho que vem crescendo é o de sies e blogs especializados em assuntos de interesse da população (ou de determinados grupos sociais).

Apesar de muitos acharem que esta é uma área onde se ganha “dinheiro fácil”, não é. Quem entrar nela precisa estar preparado e saber que é um investimento a longo prazo.

Acredito que, antes de dinheiro, o que ganhamos é a satisfação de saber quem alguém acha útil o que temos a dizer, que podemos ajudar alguém independentemente de onde esta pessoa mora.

Fico muito feliz quando alguém me parabeniza pelo meu trabalho ou diz que minhas palavras ajudaram-no a mudar sua vida. Sendo assim, se você quiser entrar nesta área, antes de fazê-lo por dinheiro, faça por vocação, por interesse no assunto sobre o qual quer discutir, expor, etc.

Loja Virtual

Da mesma forma que os sites e blogs usufruem da Internet para levar informação até o usuário, você pode usá-la para fazer seu produto chegar até um possível cliente.

E o produto não precisa ser somente bens tangíveis, podem ser também arquivos, como é o caso de fotografias digitais, livros eletrônicos, etc.

Antes de mais nada, você precisará demonstrar quais as vantagens que há em seu produto em relação ao dos concorrentes, mas com o tempo sua marca irá se fortalecendo.

Bem, estas são as cinco oportunidades de negócios na Internet que gostaria de citar a vocês hoje. Percebam que para conseguir sucesso em qualquer uma delas vocês precisar investir tempo e dinheiro, não só na criação de um sistema ou uma forma de se apresentar na Internet, mas também no seu aprendizado e aperfeiçoamento a fim de que possa ser realmente um profissional sério e respeitado naquilo que faz.

Por último, gostaria de dizer que o fato de optar por uma dessas opções não quer dizer que não possa empregar também outras: com o tempo, seu blog pode ir se fortalecendo e, a partir dele, surgir a oportunidade de gerar e distribuir um produto, onde pode entrar agora a necessidade de uma loja virtual. Da mesma forma, você pode decidir usar a marca forte que criou para começar a divulgar sua prestação de serviços.

Enfim, o rumo que os negócios irão tomar dependem principalmente de sua persistência e seriedade (e de lembrar que tudo na vida exige tempo, dinheiro e confiança para que se possa concretizar, deposite os três na medida certa e tenha certeza que você poderá mais tarde comentar aqui falando de seu empreendimento de sucesso 😉 ).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *