Análise e Planejamento Financeiro nas Empresas

Sim, ainda estamos na Semana Global do Empreendedorismo, sendo assim, mais um artigo para orientar quem está interessado em iniciar seu empreendimento, começar sua própria empresa. E a “bola da vez” é a importância da educação financeira para o sucesso dos empreendimentos, principalmente aqueles que envolvem empresas.

Mas… Por que educação financeira?

Não importa se você está criando uma empresa para prestar serviços sozinho ou se está a administrar as atividades de uma multinacional de renome, se você não cuidar da parte financeira dela, logo receitas e despesas poderão estar em desacordo e será questão de tempo até que a empresa simplesmente “quebre”.

Um exemplo muito, muito simples, tão simples que nem mesmo falaremos de empresa. Tomemos como exemplo um profissional autônomo na área de desenvolvimento de sistemas em TI. A cada novo projeto, ele estima o valor a partir de número de horas que precisará empregar, o tipo de solução a ser empregada no problema, o nível de criticidade do problema para a empresa em questão e quem é a empresa em questão. Entretanto, esquece de estimar corretamente os custos envolvidos com o projeto e, pior, não separa suas despesas pessoais das despesas como profissional, o que dificulta ainda mais o controle financeiro.

Ele até gostaria de fazer algum controle financeiro melhor, mas sempre acredita que será algo muito complicado e desiste da idéia. Após alguns anos, ele percebe que essas contas não “fechavam”: todo ano, seus projetos não lhe rendiam o suficiente para que pudesse poupar ou mesmo investir em seu negócio.

O que ele fez? Bem, primeiro, decidiu aceitar mais projetos. Resolveu? Não, pois agora, além de não estar conseguindo um caixa positivo, ainda estava com menos tempo ainda para planejamentos e o seu desgaste era maior. Continuava a fechar o ano no “branco”, sem ganhar, sem perder.

Se o protagonista dessa história tivesse aprendido um pouco mais sobre educação financeira (tanto educação financeira pessoal quanto para empresas) e aplicado isso com um bom planejamento em sua empresa, com certeza os resultados seriam outros!

Talvez você nem perceba, mas já seja o protagonista desta nossa história! Então, se quer encontrar um final feliz em meio a isso tudo, nós estamos agora aqui falando exatamente qual poderá ser o seu “mapa da mina”. 🙂

Analisar o fluxo de caixa da minha empresa não é o suficiente?

Não, não é. A análise do fluxo de caixa de sua empresa deve ser o primeiro passo, mas não é o único. A análise, quando bem feita, dá-lhe condições de conhecer exatamente como andam as entradas (valores a receber) e saídas (valores a pagar) de sua empresa, dados indispensáveis para que possa desenvolver todas as outras atividades, como a criação de um planejamento financeiro.

Na verdade, dependendo de qual a atual situação de sua empresa, você deverá criar vários planos para ela, por exemplo o plano de investimentos, a fim de melhor identificar como e quando investir na mesma, agora baseada em fatos e dados, não somente no “feeling”, no “eu acho”, do profissional.

E onde posso  aprender sobre Análise e Planejamento Financeiro para Empresas?

Se alguém tivesse feito esta pergunta para mim há um ano atrás, a única resposta que eu poderia oferecer seria: livros! Sim, pois eu não conhecia cursos, muito menos com valores acessíveis a qualquer um.

Por sorte, no início deste ano encontrei o sistema de Educação à Distância do Sebrae e, lá, há um curso específico para isso: “APF – Análise e Planejamento Financeiro”.

O curso é gratuito e qualquer um pode fazê-lo, desde que possa acessar algum computador com Internet ao menos uma vez por semana (eu aconselharia umas duas ou três vezes, pois o curso é bastante extenso, com muita informação).

Participei do mesmo, que possui 15 horas de duração (se bem que, se conseguissem aproveitar melhor as discussões, facilmente poderíamos contar como sendo 30 horas de curso) e um material muito bom para quem está começando nessa área. Se você possui empresa, principalmente se não há alguém cuidando da parte financeira ou você suspeita que esta pessoa não seja a melhor para o serviço, este curso pode ajudá-lo, indicando os primeiros passos  necessários e que você pode aplicar imediatamente em sua empresa.

Quem quiser participar do curso à distância (que é gratuito \o/ ), basta clicar no seguinte link: curso de análise e planejamento financeiro do SEBRAE.

Buscando na Internet outros sites sobre o assunto, percebo que há muito mais sites com informação gratuita ou de fácil acesso sobre educação financeira pessoal e doméstica do que sobre planejamento financeiro para empresas. Bem, espero que as coisas mudem com o tempo. 😉

Um artigo/tutorial que encontrei e me parece bastante interessante é o Planejamento Financeiro do Professor Cezar. Quem quiser, clique lá e leia um pouco mais sobre o assunto. 😉

E agora, o que fazer?

Bem, agora é hora de pôr em prática. Já apresentamos mais este tema importante para quem está começando seu empreendimento e quer que ele seja um sucesso e fica a seu cargo fazer com que isso seja realmente verdadeiro.

E se tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, não esqueça de comentar aqui a fim de que possamos estender nossas discussões, ok?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *