Os Segredos da Mente Milionária – Análise Crítica

Se você quer atingir a sua independência financeira, mesmo que isso não signifique tornar-se um milionário ou um bilionário, este livro deveria estar em sua lista de “leituras obrigatórias” (a must have, como é dito isso em inglês). O que o autor propõe, se bem observado e compreendido, trata-se de uma tranformação completa da forma de pensar e agir do indivíduo a fim de que possa atingir o seu potencial máximo.

Capa de Os Segredos da Mente Milionária
Clique aqui para saber como adquiri-lo

O que já falamos aqui?

Aqueles que acompanham regularmente o nosso blog devem lembrar-se que já escrevi dois outros artigos que considero essenciais para a boa compreensão e complementação do que falarei agora. Os tais artigos são:

Como se divide o livro

Conforme mencionei em “Os Segredos da mente milionária – primeiras impressões”, este livro faz um excelente trabalho apresentando o nosso modelo mental de dinheiro, como ele funciona, porque ele pode estar “funcionando errado” e como “consertá-lo” (reprogramação mental seria a melhor definição aqui, acredito).

Como comentei com várias pessoas sobre esse livro, a primeira parte dele é tão boa (essa em que fala sobre o modelo mental), que só ela já vale o investimento. Na verdade, você pode aplicar aquilo que ele fala em qualquer outra área, o que levou-me a refletir sobre meu modelo mental de relacionamentos sociais, profissional, educacional, etc. E, aos poucos, vou reajustando eles e vendo como está ficando o “novo todo”, isto é, o meu novo “eu”.

Mas o autor não se limita a falar sobre o funcionamento do modelo mental e traz seus 17 arquivos de riqueza, idéias que devem ser refletidas, assimiladas e colocadas em prática.

A fórmula de sucesso do autor

A fórmula de sucesso do autor é, então, uma combinação de discussão teórica + declarações a serem feitas verbalmente + atividades a serem desenvolvidas pelo leitor. Ainda não consegui executar todas as atividades desse livro, mas as que executei deixaram-me ainda mais motivado e confiante de que alcançarei meus resultados, além de ter observado alguma melhoria em minha saúde financeira.

Levando-se em consideração o patrimônio de T. Harv Eker (que ele deixa claro no livro que não é nada pouco) e que este se trata do campo profissional dele, é de esperar que ele saiba (e bem) do que está falando.

Você pode estar se perguntando: mas você não comentou serem 17 arquivos de riqueza? Como conseguir aprender (ou memorizar) isso tudo tão rapidamente assim, sem perda na qualidade do que aprendi?

Simples, após sua primeira leitura, o autor pede-lhe que faça umas outras 12 (uma por mês) leituras durante um ano. Sendo assim, aos poucos o conhecimento será consolidado.

Dicas para estudar o livro

  • Encontre mais um colega que já tenha o livro ou esteja disposto a comprar (o ideal é que cada qual tenha o seu) e discutir sobre ele (isso mesmo, um grupo de estudo dirigido com uma bibliografia inicial bem razoável, não acha? 🙂 ). Não é necessário o contato presencial! Então você pode fazer tal estudo com algum amigo de outro lugar pela Internet, por exemplo. Cito isso porque nem sempre é fácil conseguir outra pessoa que esteja com os mesmos ideais na cidade em que vivemos;
  • Depois disso, faça a leitura de cada parte (capítulo, arquivo de riqueza, etc.) e, ao final de cada qual, discuta com o seu amigo sobre o que o autor falou, o que concordam, o que discordam, o que acrescentariam, exemplos que conhecem de pessoas que se deram bem ou mal, como, quando e quais resultados conseguiram ao executar cada atividade, etc. Isso enriquecerá o seu aprendizado e condicionará melhor sua mente a aprender que “este é o caminho para o sucesso”;
  • Não tenha pressa para terminar todo o livro rápido, principalmente em sua primeira leitura, quando está formando suas primeiras idéias sobre ele. Curta o que está aprendendo, pense em como isso pode mudar a sua vida;
  • Baseado nas palavras do autor do livro, comece já o seu empreendimento, alguma forma de aumentar o capital inicial, e procure alcançar um bom rendimento passivo;
  • Ajude outras pessoas a compreenderem o nível de relevância do assunto abordado neste livro. Você ganhou a oportunidade de mudar de vida e nada mais justo que, agora, ajude outros a conseguirem isso também, não acha? 😉

Bem, espero agora sinceramente que vocês tenham gostado deste artigo. Se gostaram, então melhor ainda é adquirir o livro e começar a mudar a sua atual situação, ok? 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *