Criando um planejamento financeiro perfeito para 2010

Você pode não ter reparado, mas já estamos em dezembro outra vez! Outro ano que termina e, como sempre, precisamos nos preparar para o novo ano com muita garra. E uma das coisas em que você deveria prestar atenção para este novo ano é no seu planejamento financeiro para 2010.

Há quase um ano atrás publicamos um artigo chamado Planejamento financeiro 2009, onde apresentamos pela primeira vez ao leitor do Giga Mundo a importância de planejar-se financeiramente para um novo ano. Este ano decidimos lançar novo artigo sobre o assunto, mas não se preocupe que não será “figurinha repetida”, pois afinal de contas, você está aqui para conseguir informação de verdade, não? 😉

Mas afinal de contas, por que preciso de um planejamento financeiro?

Como alguns devem lembrar, no fim do ano passado iniciei um subdomínio do Giga Mundo chamado “Clube do Dinheiro” que, no início de 2009, tornou-se um domínio próprio e bastante respeitado. Durante 2009 discutimos muito sobre negócios, profissões, oportunidades de ganhar dinheiro e tantas outras coisas e algo chamou-me bastante atenção: nós brasileiros não temos o hábito de elaborar planos.

Seja sincero: quantas vezes você planejou algo e realmente seguiu à risca o que foi planejado? Apesar de parecer óbvio o quanto um planejamento pode nos ajudar, sempre buscamos fugir do mesmo e sempre que algo parece “não entrar em nossa cabeça”, nos perguntamos: mas afinal de contas, por que preciso disso?

Bem, como o próprio nome diz, o planejamento financeiro trata-se de um plano detalhado e documentado que define como atingir uma meta financeira (livrar-se das dívidas ou ficar rico, por exemplo) bem como os passos que a pessoa deverá executar para alcançá-lo.

Se você conhece bem a sua meta e tem um bom planejamento financeiro para atingi-la definindo todos os passos que deve executar, suas chances de sucesso crescem muito! E todos nós queremos alcançar o sucesso, não?

Sem um planejamento financeiro, você não sabe quais alternativas possui para tentar alcançar algo ou mesmo o quão distante está de seu objetivo.

Se você já possui alguma meta para o ano de 2010, está na hora concentrar seus esforços para encontrar o caminho para alcançá-la, mas se ainda não possui está em tempo de identificar a sua e preparar-se.

Meu planejamento financeiro sempre falha… Por quê?

Em primeiro lugar, não se preocupe, não é por que seu planejamento financeiro para algum outro ano falhou que você jamais conseguirá o sucesso. Na verdade, planejamentos feitos para qualquer área de nossa vida são propícios a falhas e somos nós que devemos nos assegurar que os riscos serão os menores possíveis.

Talvez você esteja lembrado do nosso artigo Como planejar o novo ano, onde discutimos a importância de planejar-se para um novo ano e apontamos as principais falhas nos planejamentos. Muitas causas de falhas são comuns nos vários planejamentos e deveriam ser lembrados aqui, bem como outros inerentes à falta de cultura que temos em lidar com os aspectos financeiros de nossas vidas.

Sendo assim, decidimos enumerar as causas mais comuns de problemas em um planejamento financeiro:

  • Falta de seriedade no planejamento – se você não levar a sério realmente o seu planejamento, deveria esperar que o mesmo trouxesse resultados positivos?
  • Desconhecimento da situação atual e da situação projetada esperada – sabe em que situação você se encontra no momento, quais recursos dispõe e o que você espera alcançar é imprescindível para que se possa definir metas e estratégias;
  • Falta de uma definição clara das metas e das estratégias a serem adotadas – se você não sabe quais as metas que você deseja atingir, não sabe se está indo na direção certa. Se você não sabe quais estratégias deve adotar, não sabe como proceder para atingir cada meta;
  • Elaboração de um planejamento impossível de cumprir – muitas vezes consequência da falta de seriedade no planejamento, um planejamento impossível é tão ruim quanto não ter planejamento algum, pois cria a ilusão de que aquele planejamento permitirá alcançar seus objetivos;
  • Não uso de ferramentas que permitam acompanhar e validar o que foi planejado – outro ponto importante a se observar é quanto às ferramentas utilizadas, pois o emprego de ferramentas inadequadas pode prejudicar as ações a serem tomadas.

Cinco dicas para um planejamento financeiro de sucesso para 2009

Bem, se podemos encontrar cinco problemas, podemos encontrar também cinco dicas, isto é, cinco passos que, se seguidos, nos ajudarão a aumentar as nossas chances de sucesso ao pôr em prática o nosso planejamento financeiro.

Vamos ver agora as cinco dicas que nós separamos para você?

Dica #1 – Se quer mesmo que este plano dê certo, faça tudo de forma bem séria e responsável

Não existe “meio certo” – ou você está preparando de forma bem séria, se preocupando com todos os detalhes, ou você já começará errando ao não dar a devida atenção ao problema.

Ter um planejamento financeiro bem feito pode ser a diferença entre conseguir ou não alcançar uma nova meta em 2010.

Dica #2 – Compreenda a sua situação atual bem como qual a situação que deseja atingir

Um próximo passo realmente importante é saber qual a sua atual situação e o que você deseja atingir.

Por exemplo, vamos supor que você está numa situação financeira bastante complicada, bastante endividado e não está vendo solução para 2010. Você deveria adotar como atual situação o quadro em que você se encontra (altamente endividado) e adotar como situação a ser alcançada, como meta uma posição em que não esteja endividado. Caso esta seja a sua situação e deseje elaborar um planejamento financeiro baseado nisso, não deixe de ler nosso artigo Como sair do vermelho e fazer o meu dinheiro render bem como o artigo Como sair do vermelho e ainda ganhar dinheiro? publicado no Clube do Dinheiro.

Mas se por outro lado você já não está mais no vermelho e deseja começar a investir de forma segura, você deveria tratar isso em seu planejamento financeiro. Neste caso, nossa indicação de leitura seria o curso Manual do Investidor, bem como o acompanhamento do blog Clube do Dinheiro, onde publicamos alguns artigos sobre investimentos e comparações entre eles.

Já se o seu foco para 2010 for começar o seu próprio negócio na web, perceba que sua situação atual e desejada também são diferentes dos casos anteriores e isso exigirá um planejamento financeiro diferente. Neste caso, podemos indicar para leiturar e definição de seu planejamento financeiro os nossos cursos Quer ganhar mais dinheiro? Está pronto para o webusiness 2.0? e Como ganhar dinheiro na Internet.

Estes são três dos inúmeros possíveis cenários que você poderá adotar no planejamento e só depende de sua situação atual e qual a situação a ser alcançada para que possamos começar a determinar as coisas.

Dica #3 – Seja objetivo e transparente na definição de estratégias a adotar em seu planejamento

Agora que você já deve sabe quais serão suas metas você deve traçar suas estratégias, isto é, sequências de ações que você deve tomar a fim de alcançar tais metas.

Um grande problema aqui é que muita gente define a meta mas não traça uma estratégia bem definida, ficando assim sem saber exatamente qual o caminho a seguir “para chegar lá”.

Seja objetivo, transparente e simples quando definir suas estratégias. Faça isso tão simples quanto for possível – quanto mais complicamos uma atividade, maiores as probabilidades de erro ou de que desistamos da mesma antes de sua conclusão.

Precisa utilizar muitas ferramentas para análise e acompanhamento de cada passo? Lembre-se que “less is more”, isto é, “menos é mais” às vezes e que quanto menos coisas forem envolvidas, mais simples o processo será, ficando mais fácil o monitoramento dos resultados.

Dica #4 – Elabore um plano realmente exequível

Um planejamento impossível de ser concluído não vale a pena, significando somente perda de tempo e, muitas vezes, de dinheiro.

Sempre que se decidir a elaborar um planejamento financeiro, principalmente um que você deverá aplicar durante um ano todo, busque fazê-lo bem simples e possível de executar. Não importa quão belo seja seu planejamento, se ele não pode ser concluído, não é um bom plano.

Um bom plano, um plano realmente exequível deve incluir alguns recursos importantes:

  • Metas bem claras e definidas;
  • Estratégias possíveis de serem adotadas;
  • Cronograma bem definido e exequível, determinando quando cada tarefa deveria ser executada a fim de cumprir cada tarefa.

Dica #5 – Use as ferramentas certas em seu planejamento

Ano passado, indicamos em nosso artigo Planejamento financeiro 2009 o uso de uma planilha que nós mesmos desenvolvemos e que possui diversas informações associadas e analisadas por ela.

Essa planilha é uma excelente ferramenta para ajudá-lo a perceber se está conseguindo reduzir gastos no orçamento doméstico ou não bem como para acompanhar investimentos bancários. Entretanto percebemos que muitas pessoas não a estavam empregando, analisamos e descobrimos por que:  por analisar (e portanto pedir) vários dados, as pessoas às vezes sentiam-se confusas, perdidas sobre como preencher e analisar as diversas abas dela, acabando assim por subutilizá-la e, logo então, abandoná-la.

A ferramenta está aí e atende seu propósito, entretanto precisamos saber qual o seu interesse. Planejamos, assim, lançar em breve uma nova versão da mesma, mais simples (e obviamente com menos recursos), a fim de facilitar o seu uso.

Há também diversos softwares no mercado para a parte de orçamento doméstico e planejamento financeiro, você pode escolher um e adotá-lo, claro, ficará a seu critério. Se lhe agradar e for de fácil uso, excelente!

________________________________________________

Bem, agora você já deve estar melhor preparado para elaborar um planejamento financeiro decisivo para o seu sucesso em 2010 – ao menos lhe apresentamos os conceitos e ferramentas, agora é com você. 😉

E você, como você acha que deve ser criado o planejamento financeiro perfeito para 2010?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *