Cinco passos para se tornar um empreendedor de sucesso

Há diversas formas de uma pessoa alcançar suas metas profissionais e financeiras. Uma delas é por meio de seu emprego, onde podem exercer sua atividade e, assim, contribuir com o desenvolvimento o local onde mora ou trabalha. Já outros preferem ousar um pouco mais, sonhando abrir sua empresa e desenvolver um empreendimento que represente não somente um meio de ganhar dinheiro, mas uma forma de contribuir com a sociedade também.

Entretanto, entre criar o seu próprio negócio e tornar-se um empreendedor de sucesso, há um longo caminho a ser percorrido. Por sorte, você está no local certo para aprender cinco passos que o ajudarão a tornar-se um empreendedor mais preparado e, assim, conseguir vencer esse desafio.

Passo 1# – Tenha iniciativa e determinação
Não basta ter a ideia, você precisa trabalhar nela, dar-lhe vida. Um empreendimento não irá prosperar se o empreendedor não tiver determinação ou iniciativa, pois na falta de uma delas o negócio terá dificuldades em conseguir suas diversas etapas cumpridas, bem como na execução do plano de negócios.
Seja determinado e faça hoje aquilo que você já percebera ser necessário, em vez de ficar adiando. Tentar antecipar-se à necessidades do mercado, por exemplo, é uma excelente forma de ganhar terreno da concorrência.

Passo #2 – Saiba lidar com riscos

Riscos fazem parte de qualquer negócio. Se você quer um negócio sem riscos, infelizmente não encontrará – sempre há algum risco envolvido, por menor ou menos assustador que seja.

Sendo assim, o empreendedor precisa estar disposto a correr riscos, tendo calma para analisar cada situação e determinar quais riscos devem ser evitados e quais podem ser enfrentados.

Saber enfrentar um risco demonstra não somente coragem, mas inteligência quando solucionado de forma correta.

Passo #3 -Saiba organizar tarefas e administrar o seu tempo
Um bom empreendedor tem que saber organizar seus compromissos e ter o domínio de seu tempo. Apesar de muito se falar a respeito de tas habilidades, poucas pessoas possuem real domínio sobre elas.
Uma dica de artigo onde se pode aprender mais a respeito é o nosso artigo Administre melhor o seu tempo.
Outra dica é manter por perto sempre os recursos que mais são utilizados, desta forma você ecomonizará tempo e dinheiro.
Passo #4 -Mantenha-se sempre atualizado
Como todo bom empreendedor, você precisa conhecer as tendências de mercado, os novos anseios de seu público-alvo, estudar tecnologias novas, ter conhecimento em línguas e estudar marketing. Parece muito, mas quanto mais informações você possui e sabe como lidar com elas, melhor será para o seu dia-a-dia no trabalho.
Passo #5 – Elaborar um plano de negócios realista
E por último, mas não menos importante, o plano de negócios.
Um bom plano de negócios irá ajudá-lo a avaliar a viabilidade de seu negócio, qual a quantia em dinheiro necessária para investir inicialmente e outras coisas.
Mas atenção! O plano de negócios deve ser elaborado de forma a reproduzir os fatos de forma verídica e não somente fantasiar nossos anseios. Em outras palavras, elabore corretamente o plano de negócios a fim de que o mesmo possa lhe dizer como melhor agir a fim de que seu negócio seja um sucesso.

Quem está começando pode encontrar mais informações em uma unidade do SEBRAE na cidade onde mora – ou aqui em nosso blog, na seção negócios. 🙂

Agora é com você: sua vez de buscar tornar-se um empreendedor de sucesso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *