E então, anda planejando a sua aposentadoria?

Olá amigos leitores! Alguns de vocês devem estar lembrados que há quase dois anos atrás escrevemos um artigo bastante completo chamado Planejando a aposentadoria. Estamos aqui hoje, então, para lembrá-lo disso, ok?

Todos nós devemos pensar em nossa aposentadoria, uns começam a pensar tarde já outros preferem começar cedo, mas o mais importante é saber que devemos planejar a nossa aposentadoria, quanto antes, melhor.

Bom, para podermos ter uma boa aposentadoria e curtir o tempo que teremos livre é necessário fazer um bom planejamento. Criar um orçamento, conseguir um capital e fazer seu dinheiro render são algumas táticas para ter uma boa aposentadoria.

Existem muitos artigos e sites explicando sobre o assunto (o nosso artigo que citei no início deste, por exemplo!), mas hoje vamos direto ao ponto com cinco dicas de como planejar sua aposentadoria:

  • Dica #1 – Comece a planejar e investir o mais cedo possível;
  • Dica #2 – Conheça o seu objetivo, aonde você quer chegar, pois para planejar corretamente é preciso ter seu objetivo bem traçado;
  • Dica #3 – Saiba quanto pretende economizar e investir. Mesmo que não saiba exatamente quanto necessitará para ter uma boa aposentadoria, é sempre importante estimar os gastos que poderemos ter quando nos aposentarmos e levar isso em consideração em nosso planejamento;
  • Dica #4 – Atualize seu “plano para aposentadoria” periodicamente. É sepre bom rever seus gastos, sua renda, seus investimentos e, assim, acompanhar mais de perto seu planejamento sempre – isso pode ajudá-lo a detectar possíveis necessidades de maiores investimentos ou a possibilidade de aposentar-se mais cedo;
  • Dica #5 – E a última dica, mas não menos importante, é colocar todas as dicas em ação hoje mesmo! Não basta ficar só na mente ou no papel, é preciso realmente colocar seu planejamento em ação. E então, que tal começar agora?

Para um bom entendimento sobre como você pode economizar, investir, etc. leia os seguintes artigos:

E então, já está planejando a aposentadoria? Comente conosco!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *