Como remover Spywares?

Olá pessoal! Neste artigo vamos discutir um pouco sobre esses aplicativos “espiões” e saber como exterminá-los de sua máquina. Começamos com um bom questionamento, você sabe o que é um spyware? Os spywares  são nada a mais nada a menos do que um programas que retêm informações do computador e envia para terceiros, sem o conhecimento e  permissão do usuário, informações essas como senhas, dados bancários, acesso a arquivos etc.

Os spywares são geralmente disseminados através de links de anúncios publicitários na internet, anexos de e-mails, serviços de mensagens rápidas como o MSN, plug-ins de navegadores, e programas freewares. E como se proteger contra essa praga? Bom a melhor proteção é a prevenção.

Como prevenir? Primeira dica cuidado downloads de origem dúvidosa, prefira baixar seus ficheiros de sites confiáveis, principalmente quando for baixar aplicativos freeware. Segunda dica, cuidado com links de publicidade, não saia clicando em todos os links publicitários que você ver por aí!

Cuidado com instalações automáticas, principalmente no windows isso ocorre com mais frequência, impeça esse tipo de instalação indesejada, certificando quem é o desenvolvedor da aplicação. O mais importante procure fazer varredura em seu computador frequentemente, a maioria dos anti-vírus inclusive os gratuitos, já possuem esse suporte a verificação de spywares. Veja aqui um artigo anterior sobre Qual o melhor antivírus gratuito?

Mas caso a prevenção não funcione ou você não tenha costume de analisar os acessos do seu computador, o melhor a fazer é ter uma ferramenta especializada na imunização de spywares. Vamos citar os anti-spywares selecionados pelo Giga Mundo.

Spybot: Search & Destroy

É uma das melhores ferramentas anti-spywares que existe, prática, elimina além de spywares, keyloggers que são programas que verifica todas as informações do teclado do usuário afim de descobrir senhas bancárias e números de cartões de crédito etc. Essa ferramenta também extermina os adwares que são aplicações que faz o download e executa automaticamente anúncios de publicidade em sua máquina.

É considerado superior aos seus concorrentes por reconhecer maior número de spywares e por ser atualizado com mais frequência, além da imunização o Spybot bloqueia alguns spywares antes de serem executados. É um programa com boa qualidade, fácil utilização e interface amigável, além de ser gratuito também.

Ad-Aware

É um programa mais específico pois “foco” maior é na varredura e eliminação de spywares e de malwares(que são aplicativos maliciosos), um dos seus destaque é a verificação de pragas que fazem o monitoramento de arquivos introduzidos para traçar o perfil comercial do usuário, como no caso dos e-mails indesejados que você recebe e não sabe como e porque estam em sua caixa de entrada.

Windows Defender

É uma alternativa da Microsoft, ajuda a proteger seus dados contra spywares e programas maliciosos , mantendo a segurança do seu sistema através das análises profundadas nas atualizações automáticas, nos programas instalados e em sua proteção contínua.

Com esses programas e prevenção suas informações a partir de hoje ficaram mais seguras. Lembrando sempre que o melhor anti-spyware que você caro leitor irá obter para proteger seus dados, é você mesmo! Cuidando e verificando frequentemente o seu computador e mantendo-o longe dessas pragas. 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *