Sim, amigos… Nós fomos hackeados
Quem acompanha nosso blog periodicamente deve ter percebido que, durante alguns dias, resultados de busca que indicassem nosso blog acusava0 o mesmo de ser potencialmente nocivo. Venho através deste artigo explicar o que aconteceu – fomos hackeados.
Utilizávamos até então um sistema open source para exibição de banners chamado OpenX. Uma vez instalado e configurado, ele funcionava perfeitamente, de tal forma que não mais estávamos a verificar o mesmo. Entretanto na última semana estourou uma falha de segurança gravÃssima, que permitia a intrusos acessar contas de administradores e até mesmo criar novas contas! Com as tais contas, eles poderiam colocar qualquer tipo de publicidade a ser exibido, na verdade, pior do que isso, poderiam inserir qualquer código javascript nos sites que executassem tais banners!
E então algum idiota pôs um javascript redirecionando nosso website para um site altamente nocivo, onde vários badwares são hospedados. Não deu em outra: fomos marcados como altamente nocivos e sofremos as consequências.
Na hora de resolver, não pensei duas vezes e literalmente cortei o mal pela raiz: desinstalei o OpenX e removi aqueles banners. Haviam vários artigos na Internet falando sobre como resolver aquela vulnerabilidade, mas minha vida é muito corrida e caso mantivesse aquele sistema e mais à frente outra vulnerabilidade fosse descoberta, poderÃamos ter nosso blog marcado como nocivo mais uma vez, e isso não queremos.
Agora, espero que todos tenham compreendido que o Giga Mundo não apresenta conteúdo nocivo e que tudo não passou de um ataque sofrido, porém já revertido. Esperamos que incidentes como estes não aconteçam tão cedo.
Bem, agora voltemos à nossa programação normal e, como forma de pedir desculpas, prometemos que a quantidade de artigos aqui publicados irá voltar a crescer gradualmente a partir de novembro, até atingirmos a marca de no mÃnimo um artigo por dia de segunda à sexta-feira, certo?
Um abraço a todos e vamos em frente!

Alguma dúvida?