Falta mão-de-obra qualificada no Brasil

Está faltando mão-de-obra qualificada no Brasil – e isso já não é mais novidade. Isso vem sendo dito desde meados da década de 90 e o motivo é muito simples: o nosso sistema educacional e técnico-profissionalizante não tem conseguido acompanhar todas as mudanças que ocorreram em nossa sociedade e, consequentemente, no mercado de trabalho nos últimos 20 anos.

Segundo pesquisa apontada pelo website Opinião e Notícia no artigo Brasil com emprego, mas sem mão-de-obra qualificada, 64% dos empregadores brasileiros entrevistaram apontaram dificuldades em preencher as vagas. Entretanto, o número de pessoas que concluem cursos superiores ou mesmo técnico-profissionalizantes só cresce a cada ano, então, o que está acontecendo?

Um grande vão entre o que aprendemos e o que o mercado necessita

É inegável a diferença entre aquilo que a escola nos ensina e aquilo que o mercado de trabalho espera de nós. Posso tomar como exemplo as dificuldades que sentimos aqui no Giga Mundo após criar nosso “anúncio” Quer trabalhar conosco.

Diversas pessoas escreveram-nos emails oferecendo-se para o trabalho, mas poucos deles possuíam boa experiência prévia na atividade ou uma formação educacional suficiente para esse tipo de atividade. Por sorte, com algumas boas referências de leitura (e algumas tentativas) muitos deles estavam completamente aptos às atividades.

Ah, gostaria de aproveitar o momento e dizer que se você enviou-nos email para trabalhar conosco e ainda não recebeu resposta nossa, tenha um pouco mais de calma, pois devido ao período festivo e urgência de outros projetos não pudemos responder devidamente a todas as pessoas (há umas quatro pessoas com mensagem pendente em minha lista 🙁 ).

Bem, voltando ao nosso exemplo, uma das dificuldades que percebemos em candidatos que nos frustra é quanto ao bom uso da língua portuguesa e habilidades em escrever textos, duas coisas que treinamos e muito na escola! Se aquilo que tanto treinamos na escola não conseguimos fazer bem o suficiente, o que podemos dizer a respeito de outras coisas?

Onde há um problema, há uma oportunidade!

Bem, se por um lado isso tudo é muito ruim para as empresas pois dificulta bastante preencherem suas vagas, por outro isso se torna uma grande oportunidade para quem deseja atuar em tais campos, pois quanto melhor e mais correta for sua formação profissional e experiência prévia, muito maiores serão as suas chances de conseguir aquela vaga!

Sendo assim, o seu papel deixa de ser aquele de conseguir uma formação generalista, capaz de atender várias oportunidades, porém não se encaixando plenamente em nenhuma delas, e passa a ser aquele de ter uma formação mais especialista, capaz de atender poucas oportunidades, porém de forma tão plena que aquela oportunidade só poderia ser sua!

Claro, “falar é fácil”, muitos dizem. Fazer também não é tão difícil, você somente precisa procurar aprender mais e mais sobre o mercado profissional em que se insere – e por incrível que pareça, aqui é onde o pessoal mais uma vez erra. Muitas pessoas conseguem uma oportunidade de trabalho, pretendem atuar na mesma por um longo tempo, mas não se empenham para aprender a mesma ao máximo. Em outras palavras, apesar de ocuparem o cargo, nada ou pouco fazem para se aperfeiçoarem nisso.

Bem, agora é sua vez de pensar bem e responder: você se sente qualificado o suficiente para o mercado de trabalho brasileiro?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *