A primeira impressão de seu negócio

Dentre os diversos fatores que podem influenciar o seu sucesso, temos a primeira impressão que seu negócio causa em seu público-alvo. Poucas coisas podem ser mais importantes em um negócio do que causar e manter uma boa impressão.

Causar e manter uma boa impressão pode ser traduzido, na gestão de marketing, como posicionar o seu produto ou serviço diante de seu mercado-alvo. E isso é importante para todas as empresas, seja uma grande multinacional como a Nike ou Coca-Cola, seja uma micro-empresa, como uma das várias panificações que devem existir em seu bairro.

Algumas perguntas devem ser respondidas a fim de conseguir isso:

  • Quem é o seu público-alvo? Qual o perfil geográfico, demográfico e cultural do mesmo?
  • Quais as necessidades e desejos desse público-alvo? Como seu produto ou serviço pode suprir tais necessidades e desejos?
  • Quem são seus concorrentes? Como você pode diferenciar seus produtos dos produtos concorrentes?
  • Que meios de comunicação podem ser empregadas a fim de apresentar essa diferenciação para o seu público e firmá-la em suas mentes?

Com estas perguntas respondidas, o empreendedor já deve ter dados suficientes para iniciar um bom posicionamento de seu produto ou serviço, seja esta a primeira impressão de seu negócio diante dos potenciais clientes, seja esta uma busca por melhorar ou manter a imagem formada anteriormente.

A diferenciação de um produto ou serviço pode ocorrer de diversas formas: pelo preço, pela praticidade, pela durabilidade, pela garantia, pela usabilidade, pela ergonomia, pelo desempenho ou até mesmo pela oferta limitada do mesmo.

Sendo assim, em seu plano de ação, não se esqueça de incluir tarefas como identificação do público-alvo e suas necessidades e desejos, definição de estratégias para diferenciação de seus produtos e meios de comunicar tal diferencial aos seus potenciais clientes.

E você, amigo leitor, como buscar causar uma primeira boa impressão em seu negócio?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *