Trabalhando na web

Atualmente, a web está bem popularizada e por isso, vem criando vários tipos de trabalhos online, assunto do nosso post de hoje. Claro que aqui só falaremos dos trabalhos online de verdade, não daquelas propostas mirabolantes que prometem mundos e fundos.

Mas, para conseguir ganhar um dinheirinho pela web, você precisa escolher uma atividade que goste de fazer e se aprofundar um pouco nela. Veja alguns tipos de trabalhos comuns nos dias de hoje e em breve você estará trabalhando na web:

1. Anúncios Online

É a opção mais simples e amplamente utilizada na web, que se trata da divulgação de anúncios em seu site ou blog, com o objetivo de rentabilizá-lo. Mas não vá pensando que é só divulgar e começar a ganhar muito dinheiro, pois não é bem assim que a coisa funciona.

Para atingir esse objetivo, seu site ou blog deve ter um conteúdo atraente, para chamar a atenção dos visitantes, o que precisa de muito tempo e paciência.

Com um bom público, você pode começar a usar o Google Adsense, programas afiliados, propagandas em CPC, CPM ou CPV, além de poder vender um espaço do seu blog ou site para anunciantes.

2. Vendendo coisas

Trata-se do e-commerce, que vem crescendo cada dia mais na web, e nada mais é que a venda de produtos pela Internet.
Para entrar nesse ramo, você precisa ter uma empresa (ainda que micro) funcionando e saber um pouco de empreendedorismo para dirigir corretamente suas finanças.

Lembre-se também de ver o nosso post “Como efetuar vendas pela Internet” para avaliar se é isso o que você realmente quer fazer.

3. Oferecer Serviços ou Consultorias

Quem quer trabalhar nesse mercado deve conhecer bem o serviço oferecido, seja qual ele for, além de precisar apresentar um diferencial, para atrair os clientes.

E faça uma pesquisa na internet para saber se o seu serviço não é oferecido por outros de graça, o que pode muitas vezes inviabilizar seu negócio; e ofereça o seu trabalho sempre de forma diferenciada, para vencer a concorrência e fidelizar seu cliente.

Uma boa sugestão de trabalho é oferecer um serviço de consultoria a respeito de um assunto que você conheça muito bem. Com a consultoria, você pode também dar a seu cliente um material de apoio atualizado a respeito do serviço oferecido.

É importante salientar que você deve cobrar um preço legal pelo seu trabalho, já que a pessoa interessada pode muitas vezes conseguir o material de forma gratuita pela web.

E não se esqueça de que sua consultoria deve ser um trabalho bem específico na maioria das vezes.

4. Ser um Freelancer

É um tipo de trabalho amplamente oferecido no exterior, mas que não é tão difundido (ainda!) em nosso país. Trata-se de um trabalho sem qualquer tipo de vículo empregatício, que pode ser realizado pela Internet em alguma área específica onde você ganha por produção.

As áreas de atuação para o Freelancer são:

  • Trabalho como Design ou Ilustrador

Nesse tipo de serviço, é necessário que o interessado conheça bem o trabalho e tenha formação na área. O Design pode oferecer a criação de logomarcas, o layout de embalagens e sites, de redes de comércio, entre outros.

  • Trabalhar como programador

Se você conhece bem a área de programação, sabe que ela está em pleno desenvolvimento e as oportunidades de trabalho pela web são muitas.

A demanda principal está na criação e design de sites, jogos e aplicativos e na elaboração de bancos de dados, entre outros.

  • Revisor/Redator de Textos e Tradutor

Para quem quer realizar trabalhos nestas áreas, é pedida a formação em Comunicação Social, Jornalismo ou Letras; Apesar disso, para muitos trabalhos de redação de textos, o único pré-requisito é que a pessoa conheça sobre um determinado assunto e possa escrever sobre ele de uma forma interessante, principalmente para blogs.

Já para a revisão, o editor envia os textos para que a pessoa os analise antes de ser publicados e faça as correções necessárias – na tradução, a pessoa deve traduzir de forma correta textos e documentos.

Para quem quer entrar nessa área, a nossa dica é que você comece com textos pequenos e simples e só depois faça trabalhos mais complexos.

Para encontrar trabalho, procure em sites e blogs o item “Trabalhe Conosco” ou mande um email ao autor, falando de seu interesse em escrever para o blog/site. É importante também que você faça o seu portifólio, para mostrar ao interessado os trabalhos que você já fez. Além disso, faça uma divulgação boca-a-boca e no Google, para que você tenha mais visibilidade no mercado.

Existem também outros tipos de trabalho oferecidos pela web, mas para todos eles, a nossa recomendação é a mesma: INOVE SEMPRE! Especialmente porque a concorrência está cada dia maior e você precisa ter quê a mais para conseguir se destacar no mercado.

E ai, você já se decidiu por algum trabalho via web?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *