Qual o melhor dia para depositar em sua poupança?

Saiba qual é o dia melhor do mês para você fazer o depósito em sua poupança

Você, que tem poupança, sabe qual é o melhor dia para depositar? Não sabe? Por isso, fizemos esse post para você tirar essa dúvida.
Ao analisar as visitas e buscas de nosso blog, descobrimos que 5 internautas procuraram essa informação por aqui, por isso, resolvemos escrever esse post, para esclarecer essa dúvida a nossos leitores.

Primeiramente, recomendamos que você leia o artigo que fizemos sobre a caderneta de poupança para que você entenda como funciona essa aplicação. A poupança:

  • É uma aplicação de rendimento modesto, mas que não tem nenhum risco;
  • Ela tem um rendimento em um certo dia do mês, chamado de aniversário;
  • Se a conta faz aniversário nos dias 29, 30 ou 31 do mês, recebem o rendimento mensal no primeiro dia útil do próximo mês;
  • O rendimento da poupança é de  0,5% + a TR  taxa referencial, que é atualizada todos os dias, calculada pelo rendimento dos CDP pré-fixados;
  • Por causa da crise econômica, a Selic (taxa que calcula também o rendimento da poupança), está diminuindo com os meses; por isso, muitas pessoas preferem investir na poupança, pois o impacto da recessão econômica é menor.

Opção #1 – O dia ideal é hoje!

Para quem não possui nenhum tipo de investimento, mas quer fazer um, o melhor dia para começar é, sem dúvida, hoje! Pense: Se você não iniciar hoje, vai ir adiando, adiando e nunca vai começar a guardar seu dinheirinho.

Você pode até ficar com dúvida se hoje é realmente um bom dia para poupar, mas nunca começar é pior ainda; Até porque não existe “dia ruim” para começar a poupar seu dinheiro.

Opção #2 – Coloque o aniversário de sua conta exatamente no dia em que você recebe seu salário

Essa é uma opção mais interessante, pois seu depósito tem o dia garantido, sem problemas. O melhor é definir o aniversário da conta para o dia anterior ou posterior ao seu pagamento.

Essa opção é boa também para os indisciplinados, pois passam a depositar no dia certo.

O ideal é que você defina uma porcentagem de seu salário a ser depositada na caderneta de poupança. Fazendo isso, você estará investindo em seu próprio futuro; isso será sua reserva financeira para qualquer emergência.

Se você gosta de comprar muito, por exemplo, é importante que você deposite na sua poupança no mesmo dia do pagamento de seu salário, pois assim não vai gastar nas compras e deixar de depositar.

Mas, se você é uma pessoa mais controlada, pode depositar antes mesmo de seu pagamento; então, quando você depositar, já vai ter o seu dinheiro para receber e não fica apertado.

Isso é especialmente bom para quem está começando a poupar e quer manter a disciplina. Mas existe um problema: seu dinheiro fica parado o mês inteiro na sua conta, sem render nada por isso. Por isso, o melhor é depositar o dinheiro na poupança assim que ele entrar na sua conta.

Opção #3 – Faça seu depósito no mesmo dia em que faz o dos outros investimentos

Para quem tem outros investimentos, como o CDB e repassa o dinheiro em um certo dia do mês pode aproveitar e colocar o dinheiro da poupança no mesmo dia. Nada mais lógico, correto?  Essa atitude economiza tempo, pois você resolve tudo em um dia só.

Essa rotina vai fazer com que você tenha disciplina e amadurecimento financeiro. Então a análise certeira e a organização serão as consequências desse comportamento frente a sua vida financeira.

Mas preste atenção, o aniversário da conta será no dia do último depósito realizado.

Por isso, é sempre importante fazer os depósitos mensais sempre no mesmo dia do mês. Isso vai lhe garantir o rendimento correto, sem as variações causadas pelo depósito em dias diferentes.

Além disso, é interessante que você acompanhe a variação dos juros que são usados para calcular o rendimento da poupança. Especialmente seus comprovantes de depósito, recibos mensais e títulos da dívida pública do tesouro direto.

E você? Acha que qual é o melhor dia para depositar na caderneta de poupança?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *