Como ficar rico

Chega um momento na vida de todos nós em que é inevitável fazer-se esta pergunta: O que posso fazer para mudar minha situação financeira? Como ficar rico?

Talvez você tenha pensado nisso pois se encontra com muitos problemas financeiros e gostaria de ver-se livre deles definitivamente, ou então porque você possui muitos sonhos de consumo e percebe que sua condição financeira atual não lhe permite que os realize. Não importa qual é exatamente o motivo, a dúvida é a mesma e a resposta não é tão simples assim: depende muito do que você pode fazer em favor a si mesmo para mudar sua situação financeira.

Muitos dos consultores financeiros profissionais concordam que o conhecimento tácito e a experiência em relação ao dinheiro são bastante marcantes, trazendo para a vida de quem experimentou tais informações a possibilidade de mudar seu rumo, de buscar uma maior independência financeira. Mas como aprender isso? E quem pode ajudá-lo?

Um caminho bastante conhecido é a redução dos gastos familiares aliada à poupança ou investimento de tudo o que sobra, planejando um futuro melhor com uma nova fonte de renda. O problema é que, no Brasil, as pessoas ainda não possuem tal costume, pensando muitas vezes que isso tudo não vale a pena, pois estará deixando de “viver a vida hoje”, quando na verdade não é verdade, pode-se aproveitar a mesma hoje e ainda assim conseguir formar economias focando em um futuro melhor!

A forma como tal dinheiro é investida também conta muito. Enquanto que algumas pessoas investem somente em investimentos de renda fixa, outras investem acima do que deveriam na bolsa de valores. As pessoas precisam perceber que o tipo de investimento depende do perfil do investidor, tempo que há para investir, conhecimentos individuais e também do atual mercado financeiro. Arriscar-se demais em um período de incertezas pode significar muitas dores de cabeça futuras.

Outra opção adotada por muitas pessoas é fazer um bom planejamento e optar pela criação de um negócio próprio. Esta pode ser uma boa ideia, mas também exige calma e muita análise antes de decidir-se por ela. Manter um emprego e ter o próprio negócio pode não ser a coisa mais simples do mundo e a pessoa precisa compreender que, inicialmente, precisará fazer bons investimentos de tempo e dinheiro e, somente com muita dedicação e paixão pelo que faz, perceberá o seu retorno em médio e longo prazo.

A liberdade financeira, esse “como ficar rico“, não é algo que vem assim, fácil, sem trabalho. É necessário pensar bastante a respeito e, se possível, contar com a assistência de consultores financeiros profissionais, que poderão ajudá-lo a escolher uma estratégia muito mais condizente com a sua realidade.

E por fim, como saber se atingiu o sucesso financeiro ou não? O sucesso financeiro não é medido somente por um monte de zeros em sua conta bancária, mas sim pela liberdade que ele lhe dá. Então, se você ainda faz inúmeras coisas em sua vida das quais não gosta por falta de dinheiro e deixa de fazer coisas que lhe são interessantes também por falta de dinheiro ou de tempo (já que precisa se dedicar a coisas que não gosta), então você ainda não atingiu o verdadeiro sucesso financeiro. E se você está fazendo as mesmas coisas há algum tempo (meses ou anos) e não sentiu variações em seu patrimônio líquido, é hora de se perguntar se está realmente certa a sua estratégia de como ficar fico!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *