Escolha de Profissões Não Tradicionais

Escolha de Profissões Não Tradicionais

Empregabilidade das Pessoas

O mercado de trabalho vem mudando cada vez mais e novos focos de atenção vem se destacando assim como novos nichos de trabalho As profissões que  antigamente eram as mais procuradas por pessoas interessados em uma chance de exercer a profissão escolhida, como por exemplo, medicina, direito e engenharia estão sendo substituídas na preferência dos profissionais por outras não tão tradicionais e bem menos conhecidas que essas. Em virtude desse fato é necessário um esclarecimento maior sobre outras formas e maneiras de empregabilidade, e o que essas profissões mais procuradas no mundo moderno podem oferecer aos seus  profissionais. Um exemplo que será aqui discutido é sobre a profissão de geólogo. Afinal de que forma esse indivíduos atuam, como está o mercado para os que optarem por essa função, e principalmente quais as tarefas principais de quem se dedica a geologia.

Atuação do Geólogo

A geologia está relacionada com tudo o que está associado com o solo, por isso para quem quiser optar pela profissão de geólogo deve ter algumas características de personalidade, como por exemplo: Apresentar curiosidade por temas novos, ter  espírito de aventura  já que vai trabalhar com análise de rochas e minerais em lugares às vezes longes de cidades modernas e principalmente ser uma pessoa atenta e interessada aos sinais que  a natureza pode dar aos habitantes do planeta para que possam entender o que ocorre com o solo em que habitam.

Normalmente os profissionais graduados em geologia descobrem seu interesse através de testes vocacionais que são realizados em suas universidades ou por instituições particulares que  aplicam os testes, a menos que essas pessoas já conheçam algum amigo ou tenham algum parente que já exerça essa profissão. O geólogo vai trabalhar precisamente  fazendo a análise das rochas, dos fósseis e minerais encontrados na natureza e tudo o mais que possa ter relação com o solo do planeta  onde as pessoas vivem.

Mercado de Trabalho para o Geólogo

Segundo especialistas em gestão de carreiras a geologia é uma ciência que tende  a crescer cada vez mais  e por isso apresenta um mercado de trabalho em franco processo de expansão. A geologia é uma ciência que promove o cistudo da composição e da formação da crosta do planeta Terra e as alterações que ocorrem nela com o passar dos anos. O papel do geólogo  é fazer uma análise cuidadosa dos efeitos que as forças da natureza provocaram e provocam até hoje no nosso  local onde os seres humanos habitam. As principais atribuições do profissional especializado em geologia são: Levantar dados sobre o impacto ao meio ambiente que as novas construções possam vir a causar; Auxiliar co combate a poluição do meio ambiente: recuperar  os solos que foram contaminados por algum agente químico e principalmente fazer a localização de gás natural, locais onde tenham poços de petróleo e identificar lugares onde haja jazidas minerais. Por isso a profissão de geólogo vem sendo cada vez mais procurada pelos jovens profissionais, em virtude de sua importância na contribuição da riqueza do país.

Por Salete Dias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *