Quem quer ser um milionário?

Se eu ganhasse um real para cada pessoa que levanta a mão diante dessa pergunta… Eu também seria um milionário. 🙂 É inevitável: muitas pessoas criticam pessoas ricas e falam sobre as “vantagens” de quem não tem muito dinheiro, mas convenhamos, se elas tivessem a oportunidade de escolherem entre serem ricas ou pobres, o que você acha que elas escolheriam? Afinal de contas, quem não quer ser um milionário?

Entretanto, para quem não nasceu em berço de ouro (isto é, milionário por herança) e não pode contar com a sorte (milionário por receber um grande prêmio lotérico), só resta uma única saída: efetuar um planejamento financeiro e analisar bem como executar cada passo até chegar ao seu objetivo, que no caso deveria ser encontrar a melhor opção para conseguir seu primeiro milhão de reais.

Aqueles que acompanham meu blog Clube do Dinheiro, onde falamos exclusivamente sobre gestão do dinheiro e oportunidades para ganhar dinheiro, já devem ter praticamente um “mapa da mina” traçado, pois inúmeras vezes falamos sobre as principais oportunidades para faturar. Mas caso você não esteja acompanhando aquele blog, aqui vão as principais formas de alcançar o seu sucesso financeiro:

  • Por meio de seu próprio emprego, se for bem remunerado e souber, mais tarde, como melhor empregar o dinheiro que lhe sobra mensalmente (isto é, investir);
  • Por meio de um negócio próprio, desenvolvendo assim uma nova oportunidade de rendimentos que pode complementar aquela conseguida por meio de seu emprego ou mesmo, em alguns casos, completamente substituí-lo;
  • Por meio de investimentos, sabendo assim como fazer seu dinheiro crescer e crescer de forma passiva.

Então, como se pode perceber há inúmeras formas de se buscar tal objetivo. Se você possui um bom emprego e por meio dele percebe que lhe sobra algum dinheiro, uma boa oportunidade é aprender a investir tal dinheiro a fim de que sempre ganhe mais e mais. Com o tempo, poderá ter uma boa ideia para um negócio e então alocar parte de seus recursos nessa oportunidade.

Nenhum negócio rende lucros rapidamente, você verá o retorno sobre seu dinheiro após um ou dois anos, mas poderão ser bons rendimentos e como nosso objetivo aqui é um objetivo de longo prazo (ninguém fica milionário da noite para o dia, exceto por meio da sorte ou herança), então um negócio pode ser um bom instrumento nessa empreitada.

Entretanto, há aqueles que, antes disso tudo, precisam resolver um “pequeno detalhe”: sair das dívidas. Se você está endividado, a primeira coisa a fazer é entender como sair do vermelho e fazer seu dinheiro render, sem isso qualquer esforço será em vão, pois as dívidas estarão a devorar qualquer dinheiro que lhe sobre por meio de seus juros. Faça isso, livre-se das dívidas e então trace o seu plano para alcançar um milhão de reais!

E, claro, seja realista enquanto estiver a traçar o seu plano. Alguns podem querer colocar lá que irão investir na bolsa de valores e terão uma rentabilidade de 3% a.m. Ótimo objetivo, na teoria, mas muito complicado de atingir na prática, principalmente quando não se tem experiência em investimentos. Nesse caso, o melhor mesmo é escolher entre poupança ou CDB no Banco do Brasil ou em outro banco qualquer, pois lá você poderá ter seu dinheiro mais protegido do que quando investindo em ações – essencial, principalmente nos primeiros passos.

Se você prestou bastante atenção a este nosso artigo, verá que ele pode ser considerado um bom guia para você, não somente pelo conteúdo exposto, mas porque tratei de “linkar” o mesmo com artigos já escritos sobre cada um dos assuntos, o que poderá estender e muito o que você estiver estudando aqui. Agora é com você: fica a seu critério escolher entre por tudo isso em prática ou simplesmente ficar na clássica pergunta: quem quer ser um milionário?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *