Montando um negócio que vale a pena

A porcentagem de negócios que entram em falência é muito ampla, enquanto que alguns negócios alcançam um bom sucesso – onde está a diferença entre ambos, por que alguns conseguem sucesso naquilo que demais falharam? Talvez o que determine o êxito ou fracasso de um negócio seja o quão o empreendedor por trás do citado está alinhado para enfrentar os riscos e as oportunidades, corriqueiros no desenvolvimento de algum negócio.

Visando alcançar tal finalidade, discutiremos a respeito da essência de dois planos: o plano de negócios e o plano de marketing.

Plano de negócios – sua bússola

Tanto faz se está a lançar no mercado uma padaria ou uma grande fabricante de carros, você normalmente precisará de um plano de negócios, que poderá servir-lhe de bússola em sua “estrada empreendedora”. O plano de negócios completo preocupa-se com diversos fatores, desde a análise da concorrência ao levantamento do investimento imprescindível.

Um ótimo plano de negócios poderá confirmar se o seu empreendimento será realmente viável financeiramente – se por algum motivo não o seja, nada melhor do que descobrir no começo, enquanto não investiu todo o seu tempo e dinheiro nele, não é?

Qualquer ponto valioso do seu plano de negócios é a estimativa do investimento. Com conhecimentos apontando que 75% das instituições encerram seus trabalhos nos quatro anos iniciais de operação, ter noção de quanto precisará para investir em infra-estrutura e ter como capital de giro é valioso a fim de aumentar as probabilidades de êxito do seu empreendimento. Se você traz tolerável capital para investimento e capital de giro, você traz uma boa chance de êxito. Seja prudente sempre!

O plano de marketing – o mapa da mina

Por este instante, chega de discutir a respeito do plano de negócios – procedamos neste instante para a próxima seção deste artigo. Procedamos um passo a frente, dizendo neste instante a respeito do plano de marketing. Existem inúmeros modos de chegar a um possível comprador e se você quer ter verdadeiramente o triunfo não deve acreditar que o comprador descobrirá e experimentará seu produto por acaso – você precisa traçar uma estratégia, reunindo a maioria das atividades e recursos possíveis, para aproximar o comprador e o seu serviço ou produto – começa aqui a incumbência da promoção. Vale lembrar que Marketing é mais do que unicamente criar e divulgar um excelente anúncio publicitário!

Inúmeros têm capacidade de ser nossos artifícios de marketing, diminuição de preços dos produtos por meio da diminuição de gastos da produção, por exemplo. E promoção de ações sociáveis e culturais, promovidas por inúmeras instituições, são também artifícios de promoção.

E já discutindo sobre a marca, ponto bem importante da propaganda é quanto à imagem que os indivíduos apresentam de seu empreendimento. Inconvenientes causados à reputação (imagem que os indivíduos possuem de sua marca) possibilitam ser devastadores nos números de vendas e, consequentemente, seu retorno financeiro tem possibilidade de ser fortemente comprometido!

O plano de negócios e o plano de marketing não são mágicos a ponto de torná-lo rico instantaneamente, mas ao segui-los seu trajeto para construir um negócio milionário torna-se menor tortuoso. Neste momento você possui mais esclarecimentos sobre o que pode aplicar ao seu dia-a-dia na gestão de seu empreendimento com o objetivo de torná-lo seriamente lucrativo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *