Dicas para economizar dinheiro

Dicas para economizar dinheiro

Chega um momento em nossas vidas em que percebemos que não há mais jeito, temos que parar de gastar tanto e encontrar um jeito de economizar dinheiro. E você, também está nessa situação, buscando um jeito, procurando dicas para economizar seu dinheiro? Se sim, não se preocupe, pois o objetivo deste artigo é justamente ajudá-lo nisso. Neste artigo, você encontrará diversas dicas para economizar dinheiro que podem ajudá-lo a mudar completamente sua situação – quem sabe até mesmo não vá conseguir seu primeiro milhão de reais agora?

E o primeiro passo, claro, não poderia ser outro, senão aprender a controlar seu orçamento e assim gastar menos do que ganha. A razão para tal é simples: se você conseguir viver bem com aquilo que já ganha e ainda lhe sobrar algum dinheiro, poderá muito bem guardar esse “dinheirinho a mais” que irá sobrar no fim de todo mês.

E a estratégia para que isso aconteça são várias, uma delas é buscar realizar as suas refeições sempre em casa e não na rua, pois em casa conseguimos sempre gastar menos em nossas refeições e lanches. Quando precisar realmente comer fora, procure sempre os estabelecimentos comerciais com os preços mais baixos da região, gastando assim tão pouco quanto for possível. Ah, e quando comer fora, tente gastar tão pouco quanto for possível mesmo, economizando não somente na refeição, mas também na bebida!

Outra opção para conseguir economizar dinheiro é aproveitar oportunidades para comprar produtos usados com muita qualidade. Muitas pessoas já fazem isso na hora de comprar um carro, mas muitos torcem o nariz quando o assunto é comprar, por exemplo, uma roupa ou acessório usada, mas lembre-se que é possível encontrar peças praticamente novas com um preço muito mais baixo! E se você souber controlar o consumo dos itens em sua casa, prefira efetuar suas compras em atacadistas, onde poderá encontrar preços muito mais baixos desde que compre itens em grande quantidade. E na hora de escolher o que comprar, dê prioridade aos itens que são realmente necessários, evitando desperdiçar seu dinheiro com itens supérfluos. E use sempre a opção de comprar à vista – e pergunte se há desconto para compras à vista, pois perguntar não ofende, não é mesmo?

E dê valor a todo o seu dinheiro: não são somente as notas de 50 e 100 reais que valem algo, também as moedinhas perdidas no fundo de sua gaveta também possuem valor, saiba usá-las e jamais as desperdice. Afinal de contas, dez centavos a mais é sempre melhor que dez centavos a menos! Se possível, tenha algum tipo de cofre (pode até mesmo ser uma lata de biscoitos ou de leite em pó vazia) para guardar as moedas, assim não as deixará jogadas pela casa.

E muito cuidado com os sites de compras coletivas. Sim, eu sei que são muito tentadores e há sempre excelentes opções de promoção, mas você realmente precisa daquele produto ou serviço em promoção? Por mais barato que seja, gastar em algo que você não necessita é sempre um desperdício. Se necessário, evite visitar tais websites a fim de evitar comprar por impulso.

Busque sempre – e eu disse sempre – fugir dos juros, seja do cartão de crédito, seja das contas a pagar. Considere sempre o ato de pagar juros como sendo um desperdício de dinheiro que poderia ser evitado se tivesse pagado aquela conta no período certo! Outra forma de economizar dinheiro é aproveitando-se de promoções nos serviços de telecomunicações (telefone residencial, celular, internet e TV a cabo, caso tenha um plano). E se você gosta de assistir filmes em um cinema, uma boa opção pode ser ir ao mesmo no horário das matinês, quando geralmente são mais baratos, e nas sessões especiais onde o cinema ofereça um super desconto.

Já em se tratando de saúde, pode-se sim, também, conseguir gastar menos sem prejudicar a mesma – comece, por exemplo, pela prática de exercícios físicos ao ar livre, que são de graça, evitando assim precisar pagar mensalidades em uma academia. E caso necessite de algum medicamento, procure comprar os genéricos.

Bem, tudo isso pode ajudá-lo a gastar menos, mas agora está na hora de fazer o seu dinheiro realmente render e chegar ao valor que você quer – e para isso, você precisará definir metas. Toda economia de dinheiro que visa algo deve possuir metas para curto, médio e longo prazo. Defina quanto dinheiro você pretende economizar e depositar em uma caderneta de poupança mensalmente – pode ser um valor fixo, como R$ 100,00, ou um percentual do que ganha, como 10%. Com o tempo, aperfeiçoar-se-á tanto na arte de economizar seu dinheiro que nem mais precisará ficar lembrando destas dicas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *