Negócio em casa – oportunidade ou problema?

E aqui está você, amigo, pronto para um grande passo em sua vida: ter o seu próprio negócio. Muitas são as formas como podemos começar um negócio, desde a busca por grandes financiamentos, seleção de pessoal, treinamento de equipe, desenvolvimento e pesquisa até o lançamento de um produto, ou começando tudo somente como um hobby a ser feito nos seus fins de semana. Realmente, não é importante como você deseja começar. O que determina se você conseguirá o sucesso que deseja em seu negócio é principalmente a sua tomada de decisões e isso independe de você estar a desenvolver seu negócio de um cubículo em sua casa ou em um grande prédio comercial.

Um grande problema encarado por muitos que estão começando um negócio em sua própria casa é descuidar-se. Não se pode estar desatento a nada em seu negócio, mesmo que seja somente um pequeno negócio, pois há muitas variáveis envolvidas e qualquer descuido pode levá-lo a grandes problemas ou mesmo desistir de seu objetivo de ter seu próprio negócio. Todo cuidado, então, é pouco, quando se está interessado em alcançar o sucesso. E não considere tal alerta como sendo exagerado, afinal de contas, um leve descuido pode derrubar um castelo de cartas, não?

Atente-se também que querer ter um negócio é o primeiro passo, mas não o único que você deve dar em sua jornada. Estude tudo o que considerar importante em seu negócio – desde contabilidade e finanças à gestão da informação e logística – , explore todas as oportunidades e elimine todas as fraquezas.

Quando estiver procurando boa informação sobre o mundo dos negócios, cuidado para não acabar gastando mais do que deveria em livros e cursos. Lembre-se que há muita informação que pode ser acessada pela própria web, de graça e na hora em que bem desejar. Entretanto, não pense que estamos desconsiderando aqui a importância de bons livros em seu aprendizado, pelo contrário, nós também recomendamos a leitura de bons livros e participação de cursos críticos, mas tome cuidado para não exagerar nos gastos com os mesmos.

Tão importante quanto ter um orçamento dedicado à sua formação educacional, é também saber que seu dinheiro está sendo empregado em material de qualidade, que o ajudará a aprender de verdade. Deve-se tomar cuidado nesse aspecto, pois há muita informação (livros, cursos, vídeo-aulas, etc.) pela qual não é muito interessante pagar, por ser muitas vezes bastante superficial.

E saiba como alcançar o seu público-alvo por meio de estratégias de marketing inteligentes, como o oferecimento de descontos e amostras grátis. Muitas pessoas que não conhecem seu produto podem até estar curiosas para conhecê-lo e até mesmo interessadas em pagar por ele, mas não estão interessadas em gastar com algo enquanto não se conhece o tal produto ou serviço. Ofereça amostras grátis a essas pessoas e, caso gostem do que você tem a oferecer, é bem certo que você conseguirá novos clientes.

Talvez isso lhe torne mais claro porque muitos ao iniciarem um negócio oferecem grandes promoções associadas ao sentido de escassez, com anúncios como “somente as próximos 50 pessoas poderão adquirir esse serviço por somente um terço do seu preço real”. Muitos se interessarão pelo seu serviço e até desejarão experimentá-lo – e agirão depressa, afinal de contas, é uma oferta válida para um número muito limitado de pessoas!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *