Em busca de um empreendimento que mudará a sua vida?

Quem não gostaria de identificar aquela oportunidade de negócio, aquele empreendimento que o levará a uma verdadeira mudança em sua vida? Há muitos empreendimentos de sucesso esperando por você lá fora e acredito que você já sabe disso, mas a grande dúvida que pode surgir-lhe é: qual o melhor empreendimento para você? Qual o empreendimento que mudará a sua vida?

Bem, se essa é a sua dúvida, a primeira coisa a lembrar-se é que, independente de qual o empreendimento que você desejar executar, precisará ter muita garra, muita força de vontade e persistência. Construir um novo negócio do zero ou mesmo adquirir um que já esteja em andamento não é algo tão fácil quanto se possa parecer.

A concorrência não dorme, os consumidores estão cada vez mais exigentes e os fornecedores fazem pressão para elevar os seus preços – afinal de contas, eles também estão em busca de lucros! Tudo isso faz parte da realidade do empreendedor e é necessária muita disciplina para que, em meio a esse turbilhão, possa concentrar-se e analisar as coisas que realmente possuem relevância.

Esse é o dia-a-dia de quem deseja ter um empreendimento e guiá-lo para o sucesso!

Empreendimentos de sucesso

Segundo consultores de negócios, as áreas que irão crescer nos próximos anos são turismo e lazer, gastronomia, mineração e segurança. Essas áreas terão uma curva de crescimento mais acentuada que outras devido à aproximação dos Jogos Olímpicos e da Copa, que serão realizadas no Brasil.

Faça uma análise: o que está faltando em seu bairro ou em outra região de sua cidade que você poderia suprir? É realmente uma demanda ou tal produto ou serviço não é desejado naquela região? Haverá volume de consumidores interessados suficiente para justificar tal empreitada?

Muitos pequenos empreendedores falham nesse primeiro grande passo necessário para determinar se vale realmente a pena desenvolver um determinado negócio em uma determinada localização e o preço que pagam por isso é alto: as chances de fracasso da empresa crescem muito, tornando-se assim um empreendimento bastante arriscado.

Sucesso em seu negócio

O SEBRAE aponta três importantes passos para quem está começando seu próprio negócio: planejar, estudar e buscar apoio.

No planejamento, é importante avaliar toda a situação em torno daquela potencial oportunidade de negócio para saber se ela realmente é uma boa oportunidade ou se é somente uma boa ideia. Há uma grande diferença entre as duas: boas oportunidades de negócio são lucrativas, trazendo o retorno financeiro necessário para a manutenção do negócio; já boas ideias nem sempre se convertem em boas oportunidades de negócio.

Já o estudo se refere à necessidade de aperfeiçoamento do empreendedor. Ele precisa conhecer ao máximo o ramo em que deseja atuar, bem como desenvolver seus conhecimentos em administração de negócios, marketing e vendas. Pode parecer algo simples, mas esse passo pode tomar até mesmo um ano ou dois, mas pode significar a diferença entre desperdiçar muito dinheiro errando várias vezes e fazer certo desde o início.

E por fim, deve-se buscar o apoio de amigos, parentes e pessoas do mesmo ramo. Esse apoio é indispensável para que você possa conhecer ao máximo a área bem como identificar peças-chave nesse processo. Conhecer bons fornecedores, bons colaboradores e como alcançar o público-alvo potencial podem garantir-lhe alguns passos à frente, evitando erros cometidos por muitos que começam o seu próprio negócio.

E para encerrar, veja abaixo um vídeo do SEBRAE explicando com mais detalhes sobre como efetuar a busca de um empreendimento que mudará a sua vida:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *