Crianças na Internet

Cuidado: seus filhos podem estar viciados em Internet. Calma, o susto ainda não é para tanto aqui no Brasil, mas é bom já estarmos de olho: segundo pesquisa britânica, quase metade das crianças com até 12 anos do Reino Unido sentem-se tristes quando não estão conectadas à Internet. Não se trata de algo tão terrível, afinal de contas, até mesmo nós, adultos, nos sentimos muito melhor quando estamos conectados, conversando com nossos amigos. Entretanto, uma em cada cinco crianças considera-se solitária quando não está navegando ou conversando pela Internet.

A pesquisa realizada gerou uma entrevista com aproximadamente mil jovens, dos 8 aos 16 anos, buscando identificar qual o impacto do uso de tecnologias e da Internet na vida dos jovens. Ao que se percebeu, o impacto é ainda maior na vida daqueles na faixa dos 12 aos 16 anos, onde 60% se sentem tristes quando não estão conectados e quase metade considera-se solitário quando não está conversando ou navegando pela web.

Segundo pesquisadores, o resultado apresentado não é algo a se temer, afinal de contas, jovens utilizam-se da Internet para diversos fins, principalmente para socialização. Assim, não se trata exatamente de um vício, mas de um meio de comunicação e socialização. Entretanto, vale lembrar que todo excesso sempre é prejudicial, então se o jovem passa muito tempo online e isso acaba por desfavorecer suas demais atividades diárias, o uso de Internet pode estar deixando de ser um hábito e passando a ser um vício e todo vício pode ter consequências ruins.

Um ponto bastante curioso da pesquisa é quanto ao uso da Internet por crianças com menos de 12 anos: 74% delas utilizam-se dela para jogar online, 65% para a realização de trabalhos escolares e muitas delas estão utilizando para comparar e buscar produtos e preços.

Entretanto, pais de plantão, podem ficar tranquilos: segundo a mesma pesquisa, apesar de todo o uso da Internet para socialização e realização de tarefas diárias, as crianças confirmam que ainda preferem conversar e fazer novos amigos pessoalmente.

Crianças na Internet

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *