Você tem um plano de carreira?

Se você trabalha em alguma empresa – e provavelmente você trabalha – já deve ter ouvido falar, em algum momento, na expressão plano de carreira. Trata-se de um planejamento detalhado que diz como você deve proceder a fim de alcançar novos e melhores cargos e, consequentemente, aumentar suas recompensas financeiras – salário, participação nos lucros, etc. Desta forma, você pode saber perfeitamente como melhor aproveitar seu tempo dedicado ao seu aperfeiçoamento profissional para alcançar seus objetivos profissionais.

Muitas empresas já oferecem planos de carreira para seus funcionários, mas algumas delas não. E o que você pode fazer, caso a empresa em que você trabalhe não possua tal tipo de orientação para você? Bem, nesse caso, a melhor saída é você criar o seu próprio plano de carreira – um plano que poderá ser mais flexível e ajustado para você, mas não significa que será mais fácil de executar e alcançar os objetivos.

Construindo o seu plano de carreira

Quando você cria o seu próprio plano de carreira, você precisa ter em mente aquilo que você faz hoje (seu cargo atual) e o que você gostaria de estar fazendo ou quanto gostaria de estar ganhando daqui a 10, 15 ou 20 anos. Com isso em mente, você deve perguntar a si mesmo como você pode proceder, quais passos você deve executar, a fim de que aquele objetivo seja concretizado. Claro, algumas respostas talvez você já saiba, mas há outras que você pode desconhecer ainda. E para as “respostas indefinidas”, a solução é procurar por mais informações na web e contar com uma consultoria profissional.

Não é novidade que há inúmeras informações disponíveis na web e, portanto, talvez a sua dúvida já esteja respondida por lá. O problema é que nem sempre se pode confiar em tais respostas, então é importante realizar uma pesquisa bastante aprofundada e séria a fim de ter certeza de que tais respostas são realmente sinceras. “Não acredite na primeira coisa que você ler”, é a melhor regra a se seguir quando sua fonte de informação é a Internet.

Além disso, um consultor de carreira pode ajudá-lo a entender qual o melhor caminho a ser tomado para chegar ao seu objetivo. Que cursos você deve estudar? Quais as empresas com as melhores oportunidades para alcançar o seu objetivo? Como melhor apresentar-se para as mesmas? Qual o perfil profissional esperado de alguém que busca tal cargo? A principal vantagem do consultor de carreira é que, quanto maior for a sua experiência, maiores serão as chances de alcançar seu objetivo.

Então, se você não tem um plano de carreira, não adianta simplesmente pôr a culpa na empresa em que trabalha e ficar de braços cruzados. Você precisa correr atrás e fazer a sua parte!

Plano de carreira - você tem um?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *