Como se comportar em almoços de reunião de trabalho

De repente o profissional é convidado para uma reunião de trabalho em um almoço com aquele chefe ou aquele colega de profissão com quem não tem muita afinidade, ou que ainda não teve oportunidade de trabalhar junto. Como se comportar nessas ocasiões, que às vezes podem ser bastante constrangedoras? É o que analisaremos nesse artigo.

A escolha do restaurante

Escolher um bom restaurante de acordo com as possibilidades financeiras que o profissional dispõe, é fundamental para que ele consiga se sair bem nos almoços de negócio e tenha êxito em algum empreendimento que porventura deseje concluir. No entanto, se o profissional convidado é hierarquicamente inferior aos outros que também participarão desse evento e o restaurante selecionado para a reunião for muito caro, essa situação pode trazer algum constrangimento no momento de pagar a conta. Por isso, uma boa sugestão é, antes de participar de almoços de trabalho em restaurantes, verificar qual o tipo que será escolhido, se um local informal ou mais sofisticado.

Para que a reunião de negócios possa ser realizada com êxito, o ideal é que o restaurante escolhido pelos profissionais seja um local tranquilo, para que os principais assuntos possam ser debatidos. Em lugares repletos de clientes, no qual há muito barulho, com certeza ficará difícil realizar uma reunião produtiva para o grupo de profissionais. Para aquelas pessoas que sempre costumam chegar antes do horário combinado, uma boa sugestão é ficar no bar do restaurante aguardando os outros profissionais, e nunca ir para a mesa escolhida sozinho.

Saber escolher a refeição certa

No momento de selecionar no cardápio a refeição que deve ser pedida é necessário que os profissionais que estão participando de um almoço de negócios tenham alguns cuidados. Por exemplo, se a pessoa não está acostumada a comer determinado tipo de alimento, deve evitar experimentá-lo nesse dia, pois o profissional deve ter em mente que ele precisa estar concentrado nos assuntos profissionais que serão discutidos no almoço. Por isso, esse não é momento ideal para provar novos pratos que possam interferir na digestão, e consequentemente no entendimento das questões profissionais abordadas durante o almoço de negócio.

No momento de pagar a conta

De acordo com especialistas na área de consultoria de estilos, de uma maneira geral quem convida alguém para sair deve pagar a conta. E em almoços de negócios não poderia ser diferente. Normalmente, se foram os gerentes que fizeram o convite do almoço, eles com certeza pagarão a conta. Porém, se o evento foi decidido de última hora, a certeza de quem deverá arcar com as despesas pode não estar definida, e então no momento cada profissional pagará o que consumiu.

Nesse momento não deve haver constrangimentos, e mesmo quem não comeu a mesma quantidade que os outros não deve fazer nenhum tipo de comentário nessas reuniões de almoços de negócios, pois em algumas empresas a atitude de algum funcionário pode estar sendo avaliada nesse momento. Desse modo, a sugestão nesses casos é tentar ser o mais gentil possível com todos os participantes do almoço, e conseguir expressar boas ideias que poderão contribuir para seu sucesso profissional.

Por Salete Dias

Almoços de reunião de trabalho

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *