Comprar pela Internet é seguro?

Talvez você já tenha lido alguma notícia a respeito dos números que o comércio eletrônico tem faturado no mundo e são dados bastante expressivos, mas mesmo assim é possível que você ainda sinta algum receio sobre comprar pela Internet, pensando se realmente é seguro tal meio de compras. Você pode comprar pela internet e conseguir o que espera pelo menor preço possível e sem preocupações.

A “Internet imita a vida”, isto é, da mesma forma que aqui, no “mundo real”, há pessoas enganadoras que desejam somente ganhar seu dinheiro por meio de truques e mentiras, isso também pode ocorrer na Internet. Mas isso não significa que todas as lojas virtuais são fraudulentas, pelo contrário, grande parte delas está ali para realizar um negócio sério, entregando-lhe exatamente aquilo que você comprou. Cabe então a você tomar as devidas precauções para adquirir produtos e serviços em lojas virtuais honestas e fugir dos picaretas.

Grandes lojas virtuais geralmente assumem um forte compromisso com a sua própria imagem de forma a evitarem problemas com clientes que possam arranhar a sua reputação. Sendo assim, é bem comum vermos clientes que adquirem em grandes e reconhecidas lojas receberem seus produtos nas condições acertadas. Entretanto, se você comprar pela Internet de lojas não muito conhecidas e com sistemas de vendas duvidosos, então é possível que enfrente problemas mais tarde caso seu pedido não chegue ou chegue fora das condições combinadas.

Como você pode se prevenir de tais problemas, então? Procure na Internet ou fora dela por referências de outros usuários que já compraram por meio daquela loja e veja o que eles têm a dizer sobre sua experiência de compras. E mesmo que você consiga uma excelente recomendação, geralmente uma só não basta, é preferível conseguir várias recomendações positivas a fim de ter uma maior segurança quanto à qualidade. Outra coisa que pode ser feita é verificar quais as formas de pagamento oferecidas pela empresa – evite aquelas que trabalham somente com depósito ou transferência bancária. Além disso, o pagamento por meio de sistemas como PagSeguro ou PayPal geralmente é mais seguro.

Fique atento também aos preços dos produtos: se os preços da loja são bons demais para serem verdadeiros, então é provável que não sejam. Isso não quer dizer que não é possível encontrar produtos baratos na Internet, pelo contrário, lojas virtuais geralmente oferecem preços 10% a 20% mais baixos que lojas físicas, entretanto se a variação de preço for muito grande é bem provável que você tenha problemas na aquisição do mesmo. Por exemplo, o produto pode ser barrado no correio por não ter pagado algum imposto e você ser obrigado a pagá-lo, o que pode representar um gasto a mais de 25% a 60%.

Tomando-se os devidos cuidados, comprar pela Internet pode ser uma grande oportunidade para economizar um bom dinheiro e ainda conseguir aquele produto ou serviço de que tanto precisa. Pense nisso!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *