Anunciando seus serviços no Google

Há muitos empreendedores que pecam por não conhecerem os benefícios que o uso de programas de publicidade como o Google Adwords pode representar para o seu negócio. Quem ignora o potencial de tal sistema publicitário estará por desperdiçar uma oportunidade que poderia duplicar ou até mesmo triplicar o seu faturamento – claro, quando bem empregado!

Alguns podem se preocupar, pensando que estarão a pagar caro para obter muitas visualizações de seu anúncio, mas a verdade é que no Google Adwords você não paga por visualizações e sim por cliques, em um sistema conhecido como pay per click. Então o que importa não é se seu anúncio foi visto mil vezes, e sim quantas vezes o mesmo foi clicado. Assim, você somente precisa pagar se a ação de marketing desenvolvida foi realmente positiva.

Um ponto interessante e diferente de muitos outros programas de anúncios é o sistema de leilão utilizado pelo programa Adwords. Os dois parâmetros envolvidos aqui são os lances dados por cada anunciante e a qualidade da página de destino para a palavra-chave sendo “leiloada”. Funciona da seguinte forma: o site de cada anunciante é avaliado e recebe um score de qualidade, score esse que relaciona quão interessante é aquele negócio para a palavra-chave em questão. Após isso, realiza-se o produto do score pelo valor do lance que cada anunciante deseja pagar. Os valores são então ordenados de forma decrescente e o segundo maior valor será utilizado como pontuação para aquela palavra-chave a fim de definir o valor que cada um dos anunciantes deveria pagar por cada clique em anúncios daquela palavra-chave. E para saber quanto cada anunciante deverá pagar por clique nos anúncios daquela palavra-chave basta pegar a pontuação obtida, dividir por seu score de qualidade e encontrará o valor por clique que o mesmo deverá pagar, se desejar anúncios para aquela palavra-chave. Então quem deseja pagar o menor valor possível por clique precisa anunciar em palavras-chave que estão realmente bem relacionadas com o seu negócio, tal que o valor por clique será menor e maiores serão as chances de uma pessoa interessada clicar em seu anúncio!

Ponto que merece atenção também é o orçamento diário – há aqueles que não se preocupam em estabelecer um e, quando se dão conta, gastaram em um só dia tudo aquilo que deveria ser gasto em um mês e, em se tratando de fixação da marca, é muito melhor o uso de divulgação de forma moderada em um prazo mais extenso do que de forma agressiva em um curto período de tempo.

Como se pode ver, esta é uma tática de marketing, não uma estratégia, e apesar de ser muito boa, precisa estar amparada em um plano maior, isto é, na sua estratégia de marketing, a fim de garantir o sucesso de cada campanha publicitária. O segredo para conseguir sempre os melhores resultados possíveis de sua campanha é estar sempre testando novas palavras-chave e avaliando os resultados obtidos. Sem esquecer de que esta é somente mais uma tática de marketing e deveria estar aliada a muitas outras a fim de que os resultados a longo prazo sejam muito melhores. Agora espero que você esteja pronto para anunciar seu produto no Google e, assim, conquistar o seu lugar de direito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *