Mitos e verdades sobre o forno microondas

Existem muitos mitos e verdades sobre o forno microondas. Por se tratar de um aparelho que utiliza a velocidade da luz e emite ondas eletromagnéticas que penetram nos alimentos, muitas pessoas apresentam dúvidas sobre o funcionamento dessa máquina.

Para auxiliar a reduzir esses questionamentos, veremos a seguir algumas das dúvidas mais frequentes dos usuários de microondas.

Alimentos preparados ou esquentados no microondas apresentam substâncias que causam câncer

Mito. Diversas situações às quais somos expostos diariamente podem contribuir para causar câncer. Não existem pesquisas científicas que comprovem que as comidas preparadas no microondas podem causar tumores. Essa ideia surgiu partindo do ponto de vista de que os alimentos sofrem oxidação quando estão dentro do microondas, no entanto o que se sabe é que o aparelho não causa prejuízos a saúde.

As microondas podem escapar do aparelho quando ele está funcionando

Verdade. Os fornos microondas modernos se preocupam cada vez mais em manter as ondas dentro do próprio aparelho através de seu revestimento de metal. No entanto alguns físicos afirmam que uma pequena quantidade das microondas podem escapar por mais que o forno seja revestido por metal. Dessa forma durante o seu funcionamento é ideal que o indivíduo mantenha certa distância do aparelho.

Deve-se esperar alguns minutos para abrir a porta do forno microondas após o seu funcionamento

Mito. Quando o forno transmite o apito que indica que o processo terminou, a porta do aparelho pode ser aberta sem problemas já que não há mais formação de microondas no local.

Deve-se evitar o preparo de frituras no microondas

Verdade. Em um forno comum a temperatura do óleo consegue ser facilmente controlada, no entanto em um forno microondas isso não acontece. Somente uma pequena quantidade de óleo contida no tempero dos alimentos pode ser tolerada.

Forno microondas

O preparo de ovo cozido no microondas faz com que ele estoure

Verdade. Como a casca do ovo é toda fechada, com o aquecimento é gerada uma alta pressão dentro do ovo que faz com que ele estoure. Quando o alimento puder ser furado com um palito, é importante que isso seja feito para evitar que eles estourem devido à alta pressão. Essa dica vale para batatas e cenouras, dentre outros.

Qualquer recipiente é apropriado para ser levado ao microondas

Mito. Existem recipientes de plástico que são apropriados para o uso em microondas, mesmo assim caso se trate de um alimento rico em gordura este não é o mais indicado. Recipientes de vidro e cerâmica são mais recomendados quando se trata de altas temperaturas. Os recipientes feitos de metais não devem ser utilizados pois o metal impede que as microondas atinjam o alimento.

Cozinhar em fogo convencional é mais saudável

Às vezes. Cozinhar em forno microondas permite que a quantidade de água utilizada para a cocção seja pouca, dessa forma as perdas de vitaminas e minerais são menores. No entanto, sabe-se que nem todos os alimentos podem ser cozidos em forno microondas, além disso como o cozimento não se dá de forma uniforme no alimento, pode ser que alguns microrganismos consigam sobreviver no alimento mesmo após a cocção. O que influenciará nesse aspecto é o tempo e a temperatura ao qual o alimento foi submetido.

Pode-se observar que o aparelho microondas pode ser utilizado com segurança desde que as regras tanto do fabricante quanto por parte do consumidor, que irá manipular o aparelho, sejam respeitadas. É importante seguir as instruções referentes ao funcionamento do aparelho e consequentemente problemas maiores serão evitados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *