Pequenos negócios valem a pena?

Sim, valem. Segundo o próprio governo e organizações de apoio e fomento, são os pequenos negócios que movimentam grande parte da economia brasileira. Podemos considerar que até mesmo os camelôs, mesmo atuando de forma irregular, ajudam a movimentar essa economia, na medida em que trabalham e geram renda que garante o sustento de suas famílias.

Há diversos centros focados no apoio e fomento de pequenos negócios espalhados pelo Brasil. Apesar de ser o SEBRAE um dos mais conhecidos, há também Centros de Pequenos Negócios e outros por aí, além de haver o apoio do BNDES para o financiamento de novos negócios. Assim, todos esses órgãos tentam não somente ajudar no desenvolvimento do negócio, mas também na formalização do mesmo, etapa importante tanto para o crescimento do empreendedor como do Brasil como um todo.

Entretanto não é somente a informalidade um dos problemas enfrentados pelos pequenos negócios. Eles também sofrem com a disputa acirrada pela atenção dos consumidores, que estão cada vez mais seletivos e exigentes. Segundo pesquisadores, a união entre alguns negócios com o intuito de compartilhar certas informações e desenvolver produtos melhores pode ser a solução para alcançar uma fatia maior do público-alvo e, assim, garantir a prosperidade das empresas.

Se você deseja empreender um novo negócio, saiba que no mundo de hoje não basta somente “copiar uma solução de sucesso” para garantir que o seu negócio também prosperará. É necessário identificar uma solução para um problema de um público-alvo e entender como transformar essa solução em produto ou serviço que possa ser facilmente comercializado. É assim que negócios realmente lucrativos nascem. E se quiser um ponto de partida, há inúmeras pesquisas na Internet que apontam centenas de oportunidades de negócio que merecem a sua atenção – alguma delas pode ser a sua oportunidade. Por exemplo, segundo o setor de Construção Civil, Belo Horizonte é a cidade que oferece maior número de oportunidades nessa área – oportunidades essas que variam bastante, desde a produção de matéria-prima ao fornecimento de equipamentos e mão-de-obra especializada.

Um ramo que vem crescendo bastante dentre os pequenos negócios são aqueles das empresas de tecnologia. Isso porque, por serem focadas em algo que está constantemente se renovando, são muitas vezes “obrigadas” a serem inovadoras a fim de se manterem competitivas. Inovação. Este é um dos valores que deveriam ser cultuados nas “empresas do futuro”, isto é, aquelas que querem realmente se desenvolver e estarem preparadas para as próximas gerações, ainda mais exigentes e com maior poder de decisão.

Bem, por fim, vale lembrar que se você está à procura do negócio certo para você pode sempre contar com a ajuda de revistas especializadas, como a Pequenas Empresas Grandes Negócios, onde listas contendo as melhores ideias de negócios são publicadas frequentemente. Aliás, ano passado houve uma edição apresentando as 150 melhores opções de franquias mais baratas do Brasil – quem sabe o pequeno negócio que vale a pena para você não está lá?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *