Você conhece o seu perfil de investidor?

Você conhece o seu perfil de investidor? Não? Então este pode ser um grave problema em seu sucesso financeiro com investimentos!

Muitos investidores estão insatisfeitos com os seus rendimentos: alguns, reclamam que crescem muito lentamente, outros, reclamam que os riscos são muito grandes. Se esse é o seu caso, isso só indica uma coisa: você está investindo de forma diferente do que o seu perfil como investidor espera.

Cada perfil determina qual a sua tolerância a riscos a fim de conseguir mais rendimentos.

Você acha que seus rendimentos estão muito lentos e monótonos? Está disposto a correr mais riscos? Você está precisando, então, de opções de investimentos mais agressivas.

Você morre de medo a cada hora de perder dinheiro em seus investimentos? Isso o está deixando louco? Com certeza você deveria escolher tipos de investimentos mais moderados!

Os perfis são basicamente três:

  • Conservador – geralmente, possui uma tolerância a risco muito baixa, devendo portanto procurar opções de investimento de mais baixo risco. Vantagem desse perfil: elimina ao máximo as chances de perder dinheiro. Desvantagem: a rentabilidade esperada é menor;
  • Moderado – este perfil é um meio-termo entre o conservador e o agressivo, assumindo assim riscos maiores que o anterior, mas não tão altos quanto o seguinte. A vantagem e desvantagem deste perfil é, portanto, um “ponto médio” entre vantagens e desvantagens de cada um daqueles;
  • Agressivo – este perfil assume riscos maiores, pois sabe que são nessas opções onde encontra as maiores chances de ganhar dinheiro com seus investimentos. Vantagem: maior possibilidade de rentabilidade. Desvantagem: corre riscos bem maiores, podendo assim perder quantias consideráveis.

Minha dica então é: se você está começando, possui pouco capital ou não pode correr grandes riscos (o dinheiro é, por exemplo, para pagar o financiamento de sua casa ou carro), aconselho começar com um perfil conservador e migrar, no máximo, para o moderado ou um ponto médio entre este e o conservador, ok?

Se, por outro lado, você possui bastante experiência e conhecimentos em fundos de investimentos, ações e outras opções de renda variável e possui um capital que pode arriscar sem problemas, então você pode assumir um perfil do moderado ao agressivo.

Bem, bons investimentos, pois agora que você já conhece seu perfil de investidor, ficará mais fácil! 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *