Trabalhando melhor em casa – conciliando o profissional e o familiar

Trabalhar em casa é, hoje, o sonho de grande parte da população: muitas mulheres gostariam de trabalhar em casa a fim de manter-se no conforto do lar e próximas dos filhos, enquanto que muitos homens podem desejar trabalhar em casa para fugir do trânsito ou, de forma similar às mulheres, poderem estar mais próximos de sua família. Entretanto, são necessárias algumas regras na hora de regular o trabalho em casa, caso contrário, aquilo que deveria ser a realização de um sonho pode se tornar em um pesadelo.

Infelizmente, não há uma fórmula perfeita, um guia passo-a-passo a ser seguido a fim de garantir que o trabalho em casa será um completo sucesso – é a própria experiência, superando erros e consolidando acertos, que o guiará nesta nova jornada. Sendo assim, não importa se você é homem ou mulher, jovem ou mais maduro, esteja pronto para encontrar algumas pedras em seu caminho rumo ao “sucesso em seu home office”. Por falar nisso, você tem um home office?

Quando se trata de trabalhar em casa, saber separar a parte profissional da parte pessoal ou familiar é fundamental – isso ou corre-se o risco de arcar com os diversos problemas decorrentes da intromissão de uma parte na outra de sua vida.

E é por isso que é tão importante que tenha um home office em sua casa: ajuda e muito a separar o que é trabalho daquilo que é lar. Aliás, você deveria investir bem em seu home office, o espaço de sua casa onde poderá trabalhar, e garantir que ele estará bem separado da casa. Uma boa forma de fazer isso é criar o mesmo em um cômodo da casa especificamente para esta função tal que seus familiares (pais, marido ou filhos) não precisem passar por meio deste para chegar a outro local da casa. E, claro, regras. Regras são muito importantes, para que sua família respeite seu local e momento de trabalho, quanto para que você não deixe seu trabalho atrapalhar em sua vida familiar.

A separação física deve ser completa – não permita que seus filhos ou cônjuge usem seu ambiente de trabalho para fins de diversão, por exemplo, ao menos não durante o horário de seu expediente. Se você está a trabalhar na sala de estar ou o computador que seu filho para jogar está em seu home office, você poderá ter muitas dores de cabeça quando ele quiser jogar ou assistir filmes. Neste caso, é bom que haja uma televisão ou um computador em outro ponto da casa, tal que ele não precise usar aquele que está em seu escritório durante o seu expediente.

Uma das vantagens de trabalhar-se em casa é a possibilidade de adaptar o horário de trabalho à sua rotina em casa. Você pode acordar mais cedo ou mais tarde, levar primeiro seus filhos à escola ou já começar a trabalhar. A sua rotina fica por sua conta. Mas isso é uma faca de dois gumes, pois pode levar-lhe a prejudicar a vida de sua família sem perceber, por exemplo, ao executar seu trabalho num horário em que deveria estar dedicando-se à sua família. Lembre-se, não é somente os outros membros da família que precisam respeitar o seu ambiente e horário de trabalho, você também precisa respeitá-los e não deixar que isso atrapalhe suas vidas.

Mesmo trabalhando em casa, desenvolva uma rotina saudável, com um horário certo para acordar, executar suas tarefas domésticas e para começar o trabalho. Você determina a ordem e o tempo a desempenhar cada coisa, mas precisa saber utilizar-se de bom senso. E preze por manter sempre uma boa produtividade e qualidade em seu ambiente de trabalho, afinal de contas, não é porque você está em casa que deveria fazer tudo “de qualquer jeito”.

Sim, esta não será uma tarefa muito fácil, principalmente em seus primeiros passos. E não, após algum tempo não fica “tudo bem”, pois é muito fácil acabar esquecendo-se de seguir a rotina, de tal forma que você precisa sempre estar vigiando-se. No fim das contas todo esse esforço vale a pena: você desenvolverá um ambiente para trabalhar em casa mais saudável e sem prejudicar a sua vida familiar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *