Como trabalhar pela web

A internet já está bem popularizada e vem crescendo cada dia mais e com ela abriram-se novas oportunidades de trabalho online, o que é interessante para muita gente. Obviamente que aqui só vamos falar de trabalhos viáveis e realmente importantes, não daqueles absurdos que dizem que vão fazer você enriquecer da noite pro dia.

Para quem quer trabalhar pela web, isto é, de forma totalmente online, é importante que escolha alguma coisa que realmente lhe interesse e também que você se identifique plenamente com ela. Os trabalhos mais solicitados na internet são:

1. Publicidade e Anúncios Online

É uma prática usada por quase todos os sites e blogs da rede mundial de computadores, que fazem publicidade com anúncios para ganhar dinheiro sobre eles. Não pense que é só divulgar hoje e amanhã o dinheiro já vai começar a entrar, tudo isso é um processo. É preciso que seu blog ou site tenha um conteúdo de boa qualidade, interessante, para que vá ganhando seguidores ao longo do tempo, tornando assim a publicidade online realmente eficiente.

Porque com um público mais numeroso formado, você pode investir em estratégias de propaganda, além de usar ferramentas como o Google Adsense, o programa de afiliados e os anúncios e em seu blog para ganhar um dinheirinho a mais.

2. Vendendo seu peixe

É a venda de produtos pela web, um negócio que vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos. Quem quer entrar nesse negócio deve saber um pouco de empreendedorismo, conseguir fornecedores para os seus produtos e ter uma empresa regularizada funcionando.

Mas, se você ainda não certeza de que é isso que quer fazer na web, dê uma lida no artigo “Como efetuar vendas pela Internet” para tirar essa dúvida.

3. Ser um prestador de Serviços

Os interessados em trabalhar com serviços e consultorias devem conhecer bem o trabalho que vão oferecer, a demanda e o gosto de seus clientes, para obter sucesso nesse empreendimento.

Lembre-se de fazer uma pesquisa de mercado, para saber como o seu serviço é ofertado por outros sites, qual é o seu valor ou se ele é disponibilizado gratuitamente; nunca se esqueça que você deve oferecer o seu serviço personalizado, adequado para as necessidades de seu cliente, para agradar e não perdê-lo para seus concorrentes.

Para fazer uma consultoria, por exemplo, é interessante que trabalhe em uma área que você tenha se especializado e domine bem. Além disso, você pode oferecer atualizações sobre o assunto da consultoria e um material com conteúdo diferenciado a seu cliente.

Seu serviço, além de diferenciado, deve ter um preço justo, porque o usuário pode ficar desanimado e procurar pelo mesmo serviço em outros sites, muitas vezes oferecidos de graça. E deve também ser um trabalho bem detalhado, especialmente em áreas mais específicas, como Administração e Engenharia, por exemplo.

4. Trabalhar como um Freelancer

É uma modalidade de trabalho pouco conhecida pelos brasileiros, mas muito desenvolvida no exterior. É um trabalho oferecido em uma área que você domine bem, feito pela web mesmo, mas que não possui nenhum tipo de vínculo empregatício.

Os trabalhos Freelancer mais requisitados são esses:

  • Atuação como Ilustrador ou Design Gráfico

Para fazer esse trabalho, o Freelancer precisa ter formação e experiência na área, para poder oferecer um bom trabalho a seu cliente. Esse profissional pode trabalhar com o desenvolvimento de layout de sites, embalagens, criação de logotipos e até mesmo de estampas para camisetas.

  • Oferecer serviços como programador ou desenvolvedor de banco de dados

Para quem entende bem de programação e de suas nuances, oferecer esse tipo de trabalho pela internet é plenamente possível, especialmente porque é um setor que vem se desenvolvendo rapidamente nos dias de hoje.
Os serviços mais solicitados são o de criação de bancos de dados, de sites, aplicativos e jogos, etc.

  • Tradução ou Revisão/Redação de Textos

A formação exigida para essas áreas de atuação é a de Letras, Comunicação Social ou Jornalismo; Se você não tem formação nessas áreas, não desanime, pois muitos sites e blogs espalhados pela internet só querem uma pessoa que conheça bastante sobre um determinado assunto e possa escrever sobre ele.

A tradução é um trabalho simples, já que a pessoa deve traduzir textos e documentação de forma correta e coesa – para revisor, a pessoa recebe textos para que sejam revisados e feitos os ajustes antes de serem publicados.

Se você pretende entrar nessa área, comece devagar, com textos simples, sobre assuntos que você conhece bem e só depois mergulhe em águas mais profundas.

E vá atrás das oportunidades de trabalho nos sites e blogs que lhe interessam, clicando no “Trabalhe Conosco” ou enviando um e-mail para o autor do blog, falando de seu trabalho. Para divulgar melhor o seu trabalho, faça um portfólio interessante para mostrar a quem está oferecendo o serviço de revisão/redação/tradução de textos. Faça também uma propaganda entre parentes e amigos, nas redes sociais e no Google.

Obviamente que existem muitos outros tipos de serviços e trabalhos que podem ser feitos na Internet, mas mas independente da sua escolha, o nosso conselho é: Sempre seja uma pessoa INOVADORA! Principalmente com a concorrência tão grande, você tem de apresentar um trabalho bem feito e diferenciado, para poder ganhar seu espaço no mercado e mais dinheiro também.

E você, o que está esperando para começar?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *