Como encontrar boas ideias de negócios

Às vezes, você pode se sentir preparado: possui experiência administrativa proveniente da função de gerente ou administrador em outras empresas, possui capital suficiente para iniciar a empreitada (ou ao menos não depender somente de capital de terceiros) e/ou está com muita energia e pronto para novos desafios. Nesse panorama, vê-se logo que você pode desejar iniciar o seu próprio negócio, seu caminho rumo ao sucesso, deixando uma marca positiva sua em nosso mundo. Mas não pode ser qualquer tipo de negócio, precisa ser O negócio, mas você não sabe qual poderia ser! E agora? Como determinar ou encontrar boas ideias de negócios para garantir que sua empreitada será um sucesso?

Se esse é o seu dilema, aqui está o caminho para encontrar a sua resposta! Escrevemos este artigo pensando justamente em indicar-lhe boas fontes de inspiração, para que seu negócio seja realmente fantástico…

A revista Pequenas Empregas Grandes Negócios

A revista PEGN é uma grande fonte de ideias. Periodicamente, elas publicam informações sobre os nichos de mercado que estão em expansão, incluindo também informações e experiências compartilhadas por consultores e especialistas no assunto. Utilizando-se dessa revista, você poderá facilmente identificar vários nichos de mercado. A partir daí, basta um pouco de reflexão para que possa identificar uma oportunidade dentro daquele nicho.

Suponhamos que o ramo alimentício está em alta (e realmente está) e você possua experiência em cozinha. Você poderia criar um restaurante self-service ou um serviço para entrega de pratos culinários em domicílio. Vai depender principalmente de sua experiência e interesse.

Informações na web

A web é uma rica fonte de ideias de negócios. Em nosso blog, por exemplo, você pode encontrar várias delas. E há muitos outros websites onde você pode pesquisar. Gosto de lembrar também que a revista PEGN também possui um website, onde pode encontrar muita informação atualizada.

Entretanto, na hora de procurar informações na Internet, tome muito cuidado. Nem todos os websites e blogs são realmente sérios quanto à veracidade de suas informações, de tal forma que você pode acabar com problemas, caso invista em um tipo de negócio e mais tarde descubra que aquele mercado não era tão amplo ou que o investimento necessário era muito superior!

Consultoria do SEBRAE

E por fim, a possibilidade de consultar o SEBRAE. O SEBRAE apoia o desenvolvimento de micro e pequenas empresas e poderá ajudá-lo não somente a melhor definir em qual campo poderá desenvolver seu negócio, mas poderá ajudá-lo também a elaborar o seu plano de negócios, o que o guiará durante todo o andamento de seu negócio.

Entretanto, não se utilize somente de uma fonte para a obtenção de boas ideias! O ideal é que se utilize de todas elas, iniciando a busca em revistas especializadas, prosseguindo com maior coleta de informações pela web e, depois, quando já tiver alguma ideia, conversar com um consultor do SEBRAE, o que o ajudará a dar uma melhor organização e fundamentação à sua empresa. Assim, o seu sucesso estará quase garantido. 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *