O que é melhor: Blogs ou Vlogs?

Você já deve ter percebido que vivemos em uma era em que os maiores produtores de conteúdo são na verdade os próprios consumidores. Sim, são pessoas como eu e você que, ao mesmo tempo em que buscam aprender mais na web, também deixam suas contribuições nas mais diversas formas. E duas dessas formas de contribuir que ultimamente estão rolando por aí são os blogs e os vlogs. Mas o que serão essas sopas de letrinhas e por que elas têm redefinido a web?

O blog, uma redução das palavras web log, trata-se de toda forma de registro de informações de forma periódica (diariamente, semanalmente ou mesmo ad hoc) que uma pessoa ou empresa pode fazer em um espaço publicado na web. E não são poucas as plataformas, gratuitas e pagas, que facilitam o trabalho de quem quer ser um blogueiro e assim contribuir um pouco mais com a geração de conhecimento digitalizado.

Já o vlog vem da redução das palavras video log e possui papel similar ao blog, mas enquanto o anterior refere-se a todas as formas de registro (e a mais usada lá é a textual), o vlog foca em registros somente no formato de vídeo. E essa restrição apresenta, claro, suas vantagens e desvantagens.

Enquanto blogs podem representar uma forma mais rápida de atualizar informações na web, vlogs estão crescendo cada vez mais, na medida em que o acesso à Internet está mais barato e mais ferramentas para facilitar a criação e publicação de vídeos são oferecidas. Hoje, você pode gravar vídeos com qualidade razoável em qualquer celular, subi-los para o YouTube ou outro canal de distribuição de vídeos e em questão de segundos seus seguidores saberão que há informação nova na área.

Entretanto, vlogs não são perfeitos: ainda não há uma forma automatizada de indexar e “rankear” o conteúdo presente em vídeos, da mesma forma como já acontece com conteúdo em texto, então este é um dos desafios ainda em aberto para facilitar o acesso de todos à informação de qualidade. Mesmo assim, não se torna um grande empecilho, já que vídeos podem se utilizar de antigas técnicas para identificação do assunto tratado que eram antes empregadas nos conteúdos textuais, como as tags e meta tags.

DICA:Está na dúvida de ter um blog ou um vlog? Pois não fique! Comece um blog, publique alguns textos e vídeos e descubra qual formato mais de encaixa nas suas necessidades de expressão!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *