Como fazer o seu blog receber mais tráfego – Parte 1

Olá a todos!

Se vocês estiverem acompanhando direitinho o blog desde o início (e espero que estejam ^^ ), devem ter percebido que, aos poucos, fui tratando de vários temas da área de negócios a ponto de decidir criar uma categoria Negócios. 🙂

Da mesma forma, como já havia comentado um pouco sobre a web 2.0, a importância dela como revolucionária no sentido de que mudou como a comunicação é feita pela Internet bem como as ferramentas que dispomos para participar dela; após isso, comentei sobre a revolução que os blogs vêm promovendo, bem como o caminho que você pode seguir para criar o seu blog.

Que tal agora, que você já criou (provavelmente) seu blog, estudarmos como torná-lo melhor?

Em primeiro lugar, o que queremos dizer por melhor? Há muitas formas de mensurar algo como bom ou melhor, aqui, vamos partir do princípio que quanto mais visitas e tráfego seu site possui, mais útil ele está sendo às outras pessoas e, portanto, melhor ele é, ok?

Então o melhor que queremos aqui é o fim (ou seja, atender aos seus leitores) e estudaremos quais meios temos para alcançá-lo.

Se você prestou bastante atenção, vai ver que coloquei lá em cima no título a indicação “Parte 1”. É, isso é para eu não me esquecer de mais tarde publicar a parte 2. 😉

Bem, mas vamos agora começar com algumas dicas fáceis e que você pode pôr em prática para melhorar o tráfego de seu blog.

Saiba manter o foco no objetivo do seu blog

Um blog especialista em um assunto possui muito mais chances de alcançar um maior número de visitantes a curto e médio prazo do que um blog que foca em muitos temas.

Aqui, vou apresentar um pouco da minha experiência: como já devem ter percebido, possuo outros blogs além destes e um deles é o Nutrição em Foco. Este blog em que estamos, como se pode perceber, ele trabalha com muitos tipos de informação (negócios, finanças, entretenimento, educação, etc.), enquanto que o Nutrição em Foco cuida, como o próprio nome diz, somente de nutrição.

O Nutrição em Foco foi criado praticamente ao mesmo tempo que este aqui, mas hoje o Nutrição já possui em média o dobro de visitas. E por ser mais especialista, ele consegue um melhor posicionamento nas engines de buscas.

Sendo assim, se puder escutar um conselho, comece com algo centrado em um tema bem definido.

Mantenha conteúdo bom, atualizado e de qualidade

Escreva sempre que puder artigos (posts) para o seu blog, bem como crie novas páginas a fim de facilitar a navegação para o usuário ou para oferecer algo novo a ele.

A questão da atualização é muito importante. Tomemos novamente algumas experiências minhas como exemplo: possuo um outro blog, o Giga Mundo – Jogos. Enquanto que no blog presente possuímos uma boa visitação e tráfego, esses números são menores quando comparados com os do Giga Mundo Jogos. Isso possui como um dos fatores o fato de que as atualizações não são dadas de forma tão comedida como aqui acontece – devido ao tempo curto, às vezes passo dias sem postar e, então, quando publico, são várias notícias de uma só vez.

Blogs que não possuem mais ou menos alguma periodicidade para as publicações perdem leitores, pois ninguém quer perder tempo.

Qual a periodicidade legal? Depende de qual é o tema de seu blog. Eu aconselharia a começar com ao menos uma postagem a cada dois ou três dias e, então, melhorando para algo diário ou até mesmo várias vezes ao dia.

O layout importa bastante

Não se engane com a premissa “conteúdo é o que importa”. O conteúdo é muito importante, sim, mas se ele não estiver em uma boa diagramação, com cores agradáveis e que seja fácil de ser percebido, adeus: o leitor vai procurar outro lugar onde possa ler sobre o assunto.

Neste quesito, tanto o WordPress quanto o BlogSpot (bem como tantos outros serviços do gênero) podem lhe ajudar por meio da aquisição de templates. Há desde templates gratuitos a templates pagos que prometem muito sucesso. O tipo de template que você irá usar deve enquadrar-se em qual o assunto a ser discutido (mas não se preocupe, pois normalmente é fácil a edição das imagens que compõem o template), aparência que você quer que a página tenha, como as informações devem estar dispostas, etc.

Novamente, um exemplo meu: o Giga Mundo – Jogos até pouco tempo atrás possuía um template de duas colunas (2-columns como você pode encontrar por aí – uma coluna do lado esquerdo para menu e extras e a coluna à direita onde os artigos são apresentados).

Após algum rápido estudo sobre o perfil dos meus leitores bem como das necessidades do blog, percebi que deveria mudar para um template 3-columns.

Nem bem começou a migração (e isso é chato, porque tenho que fazer a tradução da interface bem como incluir todo o código funcional que estava no outro template neste também), já começo a pensar se não seria melhor mudar de uma vez só para um template 4-columns. ^^

Como disse, essa decisão depende muito de como você quer que o seu blog apareça na tela do usuário, então pense bastante antes: é melhor um blog de duas colunas bem arrumado do que um com quatro colunas mas com muitas lacunas ou falta de organização na informação.

Planejamento sempre

Aqui, não vou só falar que todos devem planejar, pois isso já é consenso. O que vou falar é sobre como você pode planejar melhor.

Procure planejar tudo: desde quando sairá o próximo artigo a uma lista de artigos (posts) que você pode decidir por escrever em algum momento. Eu faço isso, ajuda bastante, principalmente naqueles dias em que você se encontra perdido, mas quer escrever sobre algo importante.

Eu aconselharia aqui a utilizar ferramentas online para armazenar os dados do planejamento, como o Google Docs ou o Google Spreadsheets – a principal vantagem em armazenar online é queo documento fica acessível em qualquer lugar e basta ter um browser instalado e conexão de rede para poder checar.

Eu, mais uma vez um exemplo, publico a minha lista de artigos que considero interessantes no Update Log (publico só para mim, melhor dizendo, vocês vão vendo com o tempo, a cada vez que lanço um novo artigo, como este 😉 ).

Busque ferramentas, extensões e plugins que possam ajudá-lo em suas tarefas

Cada atividade, cada trabalho que você consegue delegar para um sistema automatizado do seu blog é um trabalho a menos para você executar manualmente e, portanto, permite-lhe ter mais tempo para acompanhar os resultados, procurar mais fontes de informação ou mesmo escrever um novo artigo. 🙂

Eu trabalho com o WordPress e ele é muito bom na questão de quantidade de plugins interessantes e gratuitos que há.

Novamente, um exemplo: eu queria que toda vez que eu publicasse em meu blog (no caso, falo agora do Giga Mundo – Jogos ) automaticamente adicionasse um twit em meu Twitter. Bem, para isso eu encontrei um plugin chamado TwitterUpdater. 🙂

UPDATE: Se você usa o FeedBurner, é possível associar uma conta do Twitter e assim publicar automaticamente.

Na verdade, eu uso vários plugins (já estão na faixa de uns 5 a 8 e quero ver se aumento ainda mais. Em outro momento mais oportuno, descreverei aqui cada um desses que conheço e aprovo, ok?

Pronto! Estas são as primeiras cinco dicas que quero passar para vocês. Agora vocês já podem começar a rever seus blogs e fazer a sua “faxina”, ok?

Depois divulgue aqui seus comentários sobre o que aconteceu com seu blog, se teve êxito ou não, ok? Abração e até mais!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *