Aquecimento Global – Quais as conseqüências?

Não importa se você é ativista ou não, a preocupação com o meio ambiente deve ser uma constante na vida de todos: sem ele, nós também deixamos de existir! Algum tempo atrás, nós discutimos aqui sobre aquecimento global, geleiras e sobrevivência humana. Desta vez, que tal irmos um passo além e imaginarmos o que acontecerá com o mundo se o aquecimento global não for controlado?

Adeus geleiras, olá aumento do nível dos oceanos
Um primeiro problema possível de acontecer (e que começamos a discussão naquele artigo que supra-citei) é o derretimento das geleiras.
É comum alguns icebergs desprenderem-se, porém nos últimos anos, a freqüência de desprendimento bem como as dimensões são assustadoramente maiores.
Com esses icebergs afastando-se e derretendo-se, inicia o problema do nível dos mares, que irá subir.
Pode parecer bobagem o fato do nível dos oceanos subir ou não, mas já parou para imaginar quantas ilhas e cidades costeiras poderiam (e serão) simplemente engolidas pelo novo nível do mar?
Segundo a revista Galileu (uma das melhores revistas sobre ciência e tecnologia, em minha opinião), edição de março de 2007, até 2100 o nível do mar aumentará de 18 a 59 cm.
Se você mora em Brasília, uma cidade bem longe da costa brasileira, pode não saber o que isso significa, mas… e para mim, que moro em Aracaju, capital costeira???
Com certeza, aquecimento global não é bem vindo aqui em casa.

Mudanças climáticas severas
O aquecimento global, como é de esperar, levará a uma maior movimentação das camadas de ar presentes na atmosfera. Não falamos aqui somente da formação de brisas e correntes marítimas, falamos também da formação de furacões, tufões e ciclones.
Esse fenômeno poderá ocorrer principalmente nas regiões tropicais, onde as temperaturas são geralmente mais altas que em outras regiões.
No Brasil, outros indícios de que algo já está errado são as notícias sobre cidades do Sudeste recebendo chuvas em um nível bem maior que o costumeiro, ao mesmo tempo em que muitas cidades do Nordeste enfrentarão períodos de seca cada vez mais duradouros e alarmantes.

Mais animais entrando em extinção
Bem, vamos analisar a situação: se o nível do mar subiu, obviamente que espécies selvagens que vivem nas costas ou em áreas glaciais podem e sofrerão primeiro as conseqüências.
Sem possuírem um habitat adequado para sua sobrevivência, muitas espécies morrerão ou tentarão adaptar-se para a nova situação.
O problema maior nisso tudo é que pode levar a um efeito dominó, causando grandes desequilíbrios ambientais.

Problemas nas reservas florestais e vegetação em geral
Como todos sabemos, água é vida – inclusive para as plantas e árvores.
Com o aquecimento global, podemos ter grande redução de chuva em várias áreas, dificultando assim o desenvolvimento de vegetais.
A Amazônia como conhecemos, por exemplo, poderá passar por um processo de desertificação, bem como a ocorrência de incêndios no mesmo será muito maior.

Intensificação de conflitos sociais
Em algumas cidades (ou mesmo países) da África e da Ásia será perceptível o agravamento dos conflitos sociais que já existem, bem como o surgimento de outros.
Pode parecer exagero para alguns, mas em áreas onde a desigualdade social é muito alta até a água pode ser tratada como um “recurso para poucos”, um elemento estratégico para ataques bem como um bem a ser protegido.

Redução das reservas de água potável do mundo
Com o aquecimento global, as geleiras derretem e lagos, rios e açudes podem começar a ter suas águas evaporadas.
Estas são algumas de nossas fontes de água potável e, devido ao super-aquecimento, poderemos perdê-las. Você já imaginou como seria a vida em nosso planeta se reduzíssemos a quantidade de água encanada para um quinto e somente um terço da água que consumíssemos fosse realmente apropriada para o consumo?

O corpo humano mais vulnerável a doenças
Se fizer uma boa reflexão sobre tudo o que comentamos, perceberá que nossos organismos estarão ainda mais propensos a problemas de saúde, principalmente devido ao calor (a temperatura subirá de 1 a 6ºC em cerca de cem anos) e à forte desidratação (já que teríamos menos água potável) que seria comum entre nós.
Várias vitaminas são hidrossolúveis (solúveis em água), então sua absorção seria dificultada, o que nos tornaria mais propensos a várias infecções.

Bem, poderíamos nos estender e procurar tantas outras conseqüências, mas acredito que “somente” estas já são suficientes para que tomemos um pouco mais de consciência sobre a importância de combatermos o aquecimento global.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *