Cinco dicas para ganhar dinheiro na Internet!

Talvez você lembre de meu curso Como ganhar dinheiro na Internet, publicado em meu outro blog, o Clube do Dinheiro. O curso está indo muito bem e o próximo artigo é, em minha opinião, um dos mais esperados! :) Bem, mas não estamos aqui para falar sobre o curso (ao menos não agora), mas para discutir sobre o que fazer para realmente ganhar dinheiro na web, isto é, as dicas para ganhar dinheiro na Internet.

Antes de mais nada, quero deixar claro uma coisa: qualquer um pode ganhar dinheiro na Internet. E eu estou falando sério! Não estou somente repetindo um jargão batido como muitos fazem! Entretanto, devo também desmentir a respeito de “ganhar dinheiro fácil”: não há isso de ganhar dinheiro fácil, a não ser que você crie mais um esquema ilusório de “get rich quick” (fique rico rápido, em português), venda para milhares de pessoas e depois desapareça antes que todos percebam que você os enganou (lembrando que, obviamente, tal tipo de atividade é ilegal).

Para ganhar dinheiro na Internet você precisará “arregaçar as mangas”, trabalhar firme seguindo seu ideal, jamais desistir e procurar aprender sempre mais. Pronto! Resumidamente, é isso o que você precisa saber! É isso o que eu e minha esposa fazemos – e está dando certo. :)

Dica #1 – Se vai fazer, faça bem feito e empenhe-se de verdade!

Um grande problema de muita gente que começa nessa área é imaginar que amanhã já vai estar ganhando rios de dinheiro, mas as coisas não funcionam bem assim. Costumo dizer que a Internet é a “terra virtual das oportunidades”, mas quanto mais vocês a conhecerem realmente (no âmbito do empreendedorismo e sucesso financeiro) perceberão que ela não “derrama dinheiro” para todos os lados, só por que você espera isso! Lembre-se que o dinheiro que vai entrar em sua conta corrente estará saindo da conta de outra pessoa, logo ela só irá pagar se acredita que seu produto/serviço é de qualidade!

Percebeu o que eu falei? Produto, serviço! Isso mesmo, na Internet, na mesma forma que em qualquer outro lugar em que se trabalhe, você estará a vender um produto ou prestar algum tipo de serviço. Funciona bem parecido com as coisas no “mundo real”, não?

Você pode ter torcido o nariz agora, pois talvez pensasse que iria ganhar dinheiro sem trabalho algum. Bem, quando conseguir essa receita, passe para mim também, pois trabalho e ganho dinheiro na Internet desde 2006 (somam-se assim já três anos) e não me lembro de ter ganho dinheiro algum sem trabalho!

Agora, a “grande sacada”: o trabalho não precisa ser desgastante, pelo contrário, pode ser algo até mesmo que você goste muito de fazer! Desta forma, para você, nem parece trabalho!

Mas de qualquer forma, o importante é lembrar que você deve fazer bem feito aquilo que escolher fazer. Você pode criar uma loja virtual, ser proprietário de uma rede de sites, investir em novos negócios na web, prestar serviços de consultoria, desenvolvimento e publicidade, enfim, há uma vasta gama do que você pode fazer, mas uma vez que se identifique com uma delas, faça-a de forma realmente apaixonada. Lembre-se, mais do que “uma forma de ganhar dinheiro”, este será o seu negócio!

Vou citar um exemplo que, vez ou outra, acabo por comentar. Um amigo meu, incentivado por mim, iniciou seu blog. Após alguns meses, ele comentava-me que o rendimento do mesmo ainda estava muito baixo (seu modelo de negócios era baseado em faturamento em anúncios, similar aos meus blogs).  Comentei que era assim mesmo, que esse tipo de coisa demora realmente para engatilhar, mas ele continuava a dizer que o número de visitantes também estava muito baixo, com fraco crescimento. Decidi, então, fazer uma análise de seu blog, quando então percebi que ele escrevia uma média de somente 10 a 14 textos por mês!

Alguns dos meus blogs são atualizados bem menos que isso (viciei em “criar blogs” :) ), mas compreenda que eu possuo vários, ele possui um único blog a atualizar! Critiquei tal atitude, aconselhei que escrevesse de forma séria e com maior frequência, pois é isso que o público espera, conteúdo. Por algum tempo isso adiantou, mas agora, nos últimos três meses, sua média de publicação caiu para 6 artigos mensais, sendo que não atualiza o blog (que é o seu negócio na Internet) há mais de um mês! Assim fica complicado, não?

Vou repetir: ao começar um empreendimento na Internet para ganhar dinheiro você estará a criar um negócio. Se você abrisse uma loja de informática e as vendas estivessem baixas, você simplesmente fecharia as portas e “esqueceria” seu negócio por um mês ou mais? Eu espero que não! Da mesma forma deve ser sua postura quanto a ganhar dinheiro na Internet: se você quer ganhar dinheiro de fato, deve encarar isso com seriedade e responsabilidade.

Dica #2 – Não se deixe distrair por falsas promessas de enriquecimento fácil

Costumo dizer que as pessoas preferem comprar grandes ilusões a investirem em algo sólido porém demorado e menos espetacular. E é justamente disso que muitos pilantras se aproveitam, do nosso desejo de “ficar rico rápido”.

Prova disso são os resultados de busca do google para buscas como “como ganhar renda extra”, “como ganhar dinheiro” ou mesmo “dinheiro”. Fiz o teste e vários dos links apresentados lá não passam dos famosos “fakes”, isto é, farsas, ilusões criadas por alguém na tentativa de ganhar o seu dinheiro.

As principais características de um site que está a tentar somente ganhar o seu dinheiro (e não a ajudá-lo a ganhar) são:

  • Apresenta uma ou poucas páginas, quilométricas (bem maiores que meu artigo, garanto! 😀 ), onde apresentam de forma rápida como possuem uma solução/produto miraculoso, capaz de gerar-lhe centenas de dólares (converta em reais, se desejar) no primeiro dia de uso! Se o produto é tão bom assim, por que diabos eles estão a vendê-lo? Eu, no lugar deles, nem comentaria que tinha isso, exceto se eu mesmo sei que isso não é tão miraculoso assim!
  • Apresenta testemunhos/depoimentos de várias pessoas (uma parte quase quilométrica da página), gente que muitas vezes você mesmo nem conhece! Diga-me uma coisa: você deveria confiar em comprar algo só porque alguém que você nem mesmo conhece disse que é excelente? Você nem sabe se aquela pessoa existe!
  • Apresenta descontos maravilhosos, dizendo que o preço do produto é de somente USD 200.00, USD 100.00, USD 50.00, USD 19.99! Nova pergunta: se o produto é tão bom que o faz ganhar milhares de dólares por dia, por que o mesmo tem seu produto em tão “queda livre”?
  • Promete-lhe um bônus tremendamente gigante, um bônus de USD 1000.00 em ebooks, por exemplo. Na verdade, o tal bônus não passa de uma coletânea de ebooks cheios de informações repetitivas, às vezes ultrapassadas ou completamente óbvias que você poderia conseguir de graça facilmente aqui mesmo, na Internet, navegando por sites e blogs.

Essas falsas promessas de riqueza, quando não o convencem a dar-lhes seu dinheiro, podem roubar-lhe outra coisa ainda mais preciosa – o seu tempo. Lembre-se que cada um de nós possui somente 24 horas por dia e não é possível “comprar mais horas”. Sendo assim, não perca seu tempo, assim que perceber que algo não passa de mentira, feche a janela e vá fazer outra coisa mais importante.

Dica #3 – Esteja em aprendizado constante, sempre!

Qual oportunidade você deve abraçar? Não sei, que tal você estudar todas elas e escolher a que mais lhe agrada? Como começar o seu negócio? Eu nem sei qual o tipo de negócio você deseja! 😀 Mais uma vez, aconselho que busque informações e exemplos na Internet, isso o ajudará bastante.

Pode pareceber óbvio, mas parece que a grande maioria das pessoas esquece disso, motivo pelo qual seus negócios na web acabam não evoluindo e, assim, desistem de ganhar dinheiro na Internet.

Todos os dias (sim, sete vezes na semana!) eu visito um grupo de blogs de meu interesse (comento sobre eles em outra oportunidade 😉 ), além de ler algumas páginas de algum livro interessante para o meu desenvolvimento (agora eu estou lendo ProBlogger :) ).

Lembram-se que eu disse que trabalho pela Internet desde 2006? Pois então, e mantenho blogs desde início de 2008 (sendo que em 2006 também tive um blog, mas o tratava de forma muito mais amadora). Perceba que neste mais de um ano e meio muita coisa já li e aprendi e, mesmo assim, estou sempre aprendendo coisas novas!

Muitas pessoas não querem trabalhar, aperfeiçoar-se ou investir em seu negócio. Lembre-se do que comentei lá em cima: o dinheiro que entra em sua conta corrente vem das mãos de outra pessoa ou empresa, você acha que vão lhe pagar se seu produto/serviço for de má qualidade?

Dica #4 – Comece hoje, faça isso sempre, aceite o desafio de crescer maior e melhor!

Adoraria assumir que todo mundo que leu a dica #1 percebeu que isso está implícito lá, mas para não correr o risco de alguém não entender, vou colocar aqui bem claro, na verdade em negrito para destacar. :)

Qual o melhor momento para começar o seu negócio? HOJE!

Quando poderei “aposentar-me” e ficar só a ganhar o dinheiro? NUNCA!

Qual a melhor frase para resumir o que devo ter em mente a cada dia em que acordar? ACEITE O DESAFIO!

Quando iniciamos o Nutrição em Foco, por exemplo, minha esposa e eu aceitamos o desafio de criar um blog sério focado em nutrição e alimentação que fosse fácil de ler e de encontrar as informações necessárias. Esse desafio é lembrado ainda hoje, basta olhar o blog e perceberá isso!

Quando iniciei o Giga Mundo, também criei uma missão, um desafio: desenvolver um blog cheio de informação séria e relevante, capaz de tratar sobre diversos assuntos de forma imparcial e a contribuir com o desenvolvimento do leitor.

Cada negócio que eu inicio possui um desafio “maquinado”. Nos casos supracitados, são também a missão de cada um dos blogs, mas não necessariamente precisa ser. Seu desafio pode ser atingir um número de visitantes por dia, um número de vendas ou prestações de serviços por mês, alcançar o público de uma determinada região geográfica, etc.

Enfim, você determina seu desafio. Você deve cobrar-se sempre!

Dica #5 – Procure a oportunidade certa, que se encaixe em seu perfil e em seu bolso

Há diversas oportunidades de negócios, algumas necessitam de maiores investimentos, outras de maior esforço em divulgação. Enfim, há vários tipos de empreendimentos disponíveis e é sua a responsabilidade de escolher o mais adequado.

Gosta de escrever? Você poderia ser um blogger ou um escritor freelancer. Prefere atuar em vendas? Affiliate marketer ou venda direta de produtos em lojas virtuais poderão ser seu forte. Prefere atuar na divulgação de produtos e serviços? Sempre há espaço para mais um em Internet Marketing.

Estas são algumas das oportunidades que há! Onde encontrar informações sobre todas elas? Na Internet, ué! Em blogs e sites sérios como este! Aliás, você deveria dar uma olhada nos links na lateral direita de nosso blog, já que escrevemos vários artigos sobre várias oportunidades de ganhar dinheiro na Internet, você pode encontrar alguma que lhe interesse aqui mesmo.

Quanto ao bolso, aqui vai algo que aprendi: quanto mais tempo e dinheiro você dedica a um empreendimento, mais ele cresce e melhor renderá futuramente. Se você quiser, é possível começar sem tirar um centavo do bolso, mas geralmente elas terão um menor potencial para rentabilização futuramente (geralmente usará serviços de hospedagem gratuitas, com subdomínios gratuitos criados em domínios de terceiros, etc).

Se puder, comece certo e faça o investimento correto para que o seu negócio possa crescer na direção correta. Meu investimento inicial em um dos meus sites (o Carmaziel Games) ainda hoje não foi recuperado (baseado no quanto ele me rende), entretanto a soma total de investimentos que fiz geralmente foi recuperada rapidamente e os gastos anuais são recuperados em questão de meses.

Se é fácil? Não, não posso dizer isso. Como disse, trabalho aqui desde 2006. Fui aprendendo aos poucos e, hoje, considero-me bastante feliz pelas minhas escolhas. :)

Dica Bônus – Tenha seu próprio “lugar na Internet”

Surpresa! Desta vez temos uma “dica bônus”! :)

A dica é bem simples: tenha seu lugar na Internet. Não importa se você criará um grande portal de notícias, um blog, um site de jogos online ou uma loja virtual, você precisará ter um lugar para mostrar isso tudo, sua marca, seus serviços, enfim, você precisa ter o seu lugar na Internet!

Você encontra scam (falsas oportunidades de ganhar dinheiro) por aí dizendo que você pode ganhar muito dinheiro sem precisar ter seu próprio domínio e sua hospedagem na Internet. Quero que pare um pouco para pensar: qual pessoa ou empresa é grande e rica o suficiente, atua na web mas não possui um website, um domínio próprio?

Você pode trabalhar até mesmo com subdomínios gratuitos. É seu, mesmo que você não tenha pagado por ele, mas se você pensa em ganhar dinheiro de forma séria, então é melhor “começar certo” e investir em seu próprio domínio e hospedagem. Eu possuo atualmente (se não estou esquecendo de ninguém) seis domínios próprios. O plano de hospedagem é dividido em três partes entre amigos, de forma que eu tenho um bom espaço, excelente largura de banda mas não precisei pagar tão caro. Se possível, aconselho que faça o mesmo, mas deve tomar muito cuidado quanto às pessoas com quem estará compartilhando a hospedagem, devem ser pessoas de confiança, realmente!

Falsos gurus da Internet dizem que você pode ganhar dinheiro sem ter um “lugar seu na Internet”, geralmente dizendo-lhe que usará uma página que a empresa irá-lhe dar. Oras, então é o domínio da empresa que você estará a divulgar, não?

Crie sua marca, explore-a de forma correta, divulgue-a e garanta um bom atendimento a todos. Não vejo melhor forma de ganhar dinheiro, dentro ou fora da Internet. 😉

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print