Empreendedorismo no Brasil

Muito já falamos sobre este tema aqui em nosso blog, mas até agora, não temos falado acerca do empreendedorismo no Brasil, algo de extrema importância para que compreendamos o papel do empreendedor como modificador da sociedade brasileira.

Quando comparado a outros países, percebemos que o empreendedorismo no Brasil ainda é fraco, mas por quê?

Uma das grandes razões é a falta de uma cultura que incentive o empreendedorismo. O conselho que recebemos de nossos pais, amigos, familiares e outras pessoas do nosso círculo de convívio social é “estude, tenha boas notas, vá para a universidade, consiga um diploma e arranje um bom emprego”. Apesar de ser uma solução interessante para muitos, esse tipo de pensamento pode cercear e muito a capacidade criativa de um empreendedor em desenvolvimento, que busca muitas vezes o apoio de pessoas próximas a fim de melhor enfrentar os desafios do empreendedorismo.

De forma análoga, escolas e universidades também não oferecem grande apoio ao empreendedorismo, na medida em que elas, atendendo a demanda da sociedade, “treinam” nossos jovens para serem empregados e não empreendedores.

Outra razão muito forte é a falta de incentivos ao desenvolvimento de novas empresas. Enquanto que, em outros países, uma empresa recém-aberta possui inúmeros subsídios fiscais ou até mesmo é isenta de tributações em seus primeiros anos de vida, no Brasil, a carga tributária assusta e muito. Quantos novos empreendedores não desistem diariamente de por suas idéias em prática quando pensam que, além dos riscos inerentes da inovação, ainda terão que arcar com altas despesas antes mesmo de saber se sua idéia fará sucesso ou não?

Mas, assim como há fatores negativos, há também positivos, como o fato do Brasil ser uma economia emergente, em desenvolvimento, o que significa que todos os dias nascem novas demandas, novas necessidades e, portanto, novas oportunidades de negócios. Desta forma, o empreendedorismo no Brasil pode ser impulsionado por tais desejos dos consumidores, mesmo tendo em vista os diversos obstáculos encontrados.

Além disso, não podemos esquecer que há inúmeras oportunidades para quem desejar empreender novos negócios na web, aumentando o seu raio de distribuição e comunicação e conseguindo, assim muitas novas oportunidades.

E você, amigo leitor, qual a sua opinião a respeito do empreendedorismo no Brasil?

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print