Ideias de empreendimentos para maio

Se você deseja iniciar seu próprio negócio ainda no mês de maio e não possui ainda uma boa ideia, este artigo trará algumas opções que podem interessar-lhe. Afinal de contas, não é tão difícil assim identificar boas ideias de empreendimentos para maio, desde que se esteja disposto a investir tempo, dinheiro e esforços em sua empreitada, ok?

Antes de mais nada, vale lembrar que sempre há riscos de diversas naturezas que permeiam todo tipo de empreendimento, de tal forma que, para que o mesmo seja realmente um sucesso, você precisa dedicar bastante tempo no estudo do mesmo a fim de conhecer não somente o ambiente empresarial interno como também o ambiente externo, isto é, o mercado, a concorrência, etc.

Você pode começar por analisar toda a região de seu bairro e, assim, tentar identificar algum tipo de serviço que se encontra em falta na mesma. Talvez seja uma panificadora, uma videolocadora ou uma pizzaria. E se você não está planejando abrir um negócio em seu bairro, e sim em outro local, a ideia ainda é válida, mas você precisará deslocar-se até o local e realizar essa análise.

A vantagem de começar por analisar a região para determinar os serviços que se encontram em falta é que esta é uma boa forma de identificar um público que já carece daquele serviço, então suas chances de sucesso são maiores.

Outra opção pode ser fazer justamente o contrário, isto é, caso você já tenha uma ideia do tipo de negócio que pretende empreender, você pode procurar em sua cidade uma região que apresente deficiência no atendimento dos serviços que você pretende prestar.

Você pode conseguir isso realizando um levantamento das principais empresas concorrentes e, por meio de um mapa (Google Maps também serve) determinar quais regiões elas estão abastecendo com sucesso. Isso deve apontar-lhe regiões que precisem de seus serviços, então você precisará refinar ainda mais, verificando pessoalmente cada local se realmente não há empresas que ofereçam tal serviço.

Mas, se por outro lado, você pretende lançar um tipo de negócio inovador ou que busca atuar em B2B (business-to-business), talvez a localização física de seu negócio não seja um fator tão decisivo assim, nesse caso, você precisa identificar os tipos de negócio que lhe interessam de uma forma diferente.

Vamos supor que você seja formado em Computação ou pelo menos muito bom em programação e gerenciamento de projetos. Então talvez a melhor alternativa seja iniciar uma software house e prestar serviços de desenvolvimento de software. O ponto-chave aqui é que você provavelmente precisará competir com empresas do mundo todo por todo tipo de projeto de software ou especializar-se em um nicho de seu interesse (por exemplo, desenvolvimento de tecnologias educacionais). Cada opção possui suas vantagens e desvantagens, então a decisão final deve levar em conta sua preferência.

Outra opção para quem não gosta muito da ideia de desenvolver software, mas possui bom tino para a produção de conteúdo informativo ou para marketing é a criação de conteúdo. Hoje em dia, na Internet, “conteúdo é rei” e todo website precisa adquirir conteúdo, geralmente para estratégias de marketing. Então, se você puder especializar-se nesse nicho e oferecer um preço razoavelmente bom é bem provável que você se destaque.

Uma outra ideia de empreendimento que vem crescendo bastante é a criação de websites para venda de produtos afiliados, isto é, produtos de terceiros sobre os quais você recebe uma comissão por venda. Esta opção é mais interessante para quem possui boa habilidade na criação de conteúdo, mas também experiência em negociação, vendas e comportamento do consumidor, afinal de contas seu sucesso estará diretamente atrelado a cada venda realmente efetuada!

Estas são somente algumas ideias de empreendimentos e qualquer uma delas deveria ser interessante o bastante para um pontapé inicial. Vale lembrar, claro, que antes de mergulhar de cabeça você deve planejar tudo e elaborar um plano de ação, um plano apontando-lhe como você deve prosseguir nos primeiros meses que deverá servir-lhe como uma bússola!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print